Colação de grau reúne 145 formandos de dez cursos em cerimônia por videoconferência

Na manhã de hoje, 13, um total de 145 formandos de dez cursos colaram grau em cerimônia por videoconferência. Da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) coloram grau estudantes dos cursos Superior de Tecnologia de Alimentos, Farmácia e Nutrição. Da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) concluintes dos curso de Medicina Veterinária e de Zootecnia. Do Instituto de Biociências (Inbio),  os formandos foram dos cursos de Ciências Biológicas – Licenciatura, Ciências Biológicas – bacharelado; além de Ciências Biológicas- Licenciatura polo São Gabriel do Oeste e polo Bataguassu. Estudantes do Curso de Fisioterapia, do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) também colaram grau.

O reitor Marcelo Turine falou sobre a felicidade em presenciar a conclusão de curso dos novos profissionais. “Hoje vocês são vitoriosos nesse processo de concluir uma faculdade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Desejo que vocês tenham muita luz para iluminar os sonhos e que tenham muito orgulho desse momento. A UFMS está à disposição de vocês para novos projetos”, declarou.

Para a vice-reitora Camila Ítavo apesar das dificuldades, os estudantes chegaram ao final dessa etapa e o desejo é de que possam iluminar cada lugar. “Iluminem a vida dos outros, a vida das pessoas que forem atender, dos que encontrarem pelo caminho, iluminem a si. Nós somos muito gratos. Vocês nos deixam neste momento, mas fazem de nós pessoas melhores”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Maria Lígia Rodrigues Macedo destacou o quanto considera os formandos pessoas vitoriosas. “Quando somos vitoriosos temos o privilégio de sermos e a obrigação de continuar sendo, para que mais pessoas possam se tornar vitoriosas. O vitorioso nunca é sozinho, ele sempre leva o outro a um lugar maior. Quero externar o meu abraço a todos vocês”, disse.

Conquista

Em nome dos concluintes, a formanda do Curso de Zootecnia Andressa Barros desejou a todos que sigam com coragem e conscientes de que obtiveram uma grande conquista.

“Essa vitória é fruto de todo esforço que tivemos até aqui. Tenhamos sempre em mente: tudo o que o homem é capaz de sonhar, é também capaz de realizar”, disse a formanda. Ela também agradeceu a Deus, aos familiares, aos amigos aos professores pela conquista de hoje, destacando que são também amigos e inspirações.

Emocionada, a paraninfa do Curso de Zootecnia Cássia Rejane Brito Leal falou em nome dos professores homenageados e agradeceu aos alunos pela indicação. “Ser paraninfo é uma honra e traduz muito dos momentos gratificantes que tivemos durante a nossa convivência e aprendizado. Temos, com certeza, muita felicidade”.

A diretora da Facfan, Fabiane Sanches falou sobre o quanto a presença dos estudantes impacta no conhecimento técnico, pessoal, profissional, ético, reflexivo e humanístico de todos. “Ficamos muito gratos e parabenizamos a todos por essa linda conquista. É um orgulho fazer parte da universidade pública que prioriza o cuidado com todos”.  Este também é o entendimento do diretor do Inisa, Marcos Antônio Ferreira Júnior. “O aprendizado não é só profissional, é humano. Quero aqui desejar que sejam muito felizes”.

Na mesma linha, o diretor em exercício da Famez Carlos Ramos disse que também teve grande satisfação em participar da cerimônia. “Agora vocês iniciam uma outra caminhada, tão importante quanto essa que se encerra. A graduação não é a finalização de um agregado de conhecimentos, mas o início. Esperamos que vocês levem ao longo da vida o aprendizado constante”.

Já o diretor do Inbio Ramão José Correa Luciano de Mello ressaltou que a formatura é um momento esperado também para os professores. “É sempre uma grande alegria ver a conclusão dessa etapa. É uma grande conquista, sempre muito emocionante”.

Texto: Christiane Reis

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.