Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Medicina e Sistemas de Informação do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) colaram grau na noite desta quarta-feira, 7. A segunda cerimônia do calendário de celebrações de dezembro reuniu 106 formandos e foi realizada no formato presencial, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS.
A vice-reitora Camila Ítavo celebrou a conquista dos formandos e destacou que trata-se do fim de um ciclo, com o início de uma nova etapa: a vida profissional. “A formação oferecida pela nossa Universidade é de excelente qualidade. A universidade pública forma os melhores profissionais do país. Quando vocês estiverem atuando, as pedras existirão no caminho, mas vocês têm todas as ferramentas para superarem”, disse.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva, parabenizou os formandos e exaltou o trabalho dos professores na formação dos novos profissionais. “O dia de hoje é resultado do árduo esforço e dedicação dos estudantes, professores e técnicos da nossa UFMS. Como servidora técnica, me sinto privilegiada por ter como colegas de trabalho muitos professores da UFMS, por acompanhar de perto a busca incessante da transformação pela educação. Fica aqui a minha gratidão aos quase 1,5 mil professores e os mais de 200 docentes do Câmpus de Três Lagoas”.
A diretora em exercício do CPTL, Larissa da Silva Barcelos, agradeceu aos pais e responsáveis por confiarem na Universidade para a formação dos graduandos. “A Universidade é mais do que uma escola que ensina profissões. A UFMS tem como principal missão desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país. É uma honra e responsabilidade imensa ter feito parte da construção profissional das pessoas que estão aqui sentadas hoje”, afirmou.
Paraninfo da turma de Direito, o professor João Francisco de Azevedo Barretto discursou em nome dos homenageados da noite. “Eu espero que todos vocês prossigam os seus estudos, voltem à UFMS na pós-graduação e repartam com a sociedade todos os conhecimentos adquiridos. Temos aqui pesquisadores, profissionais já gabaritados para entrar no mercado e teremos, possivelmente, professores também. Que contribuam para a sociedade, lembrem-se dos seus mestres e, especialmente, agradeçam aos seus familiares, irmãos, namorados, todos aqueles que os querem bem”, aconselhou.
A estudante do curso de Direito Tatiane de Aguiar Cabral representou todos os concluintes e fez a leitura do juramento durante a cerimônia. A formanda de Ciências Contábeis Sophia Ruiz fez o discurso em nome dos demais. “Depois destes anos [de curso], cada pessoa aqui traz consigo um sentimento único. Tenho certeza que cada um de nós viveu e aprendeu muito além daquilo que a graduação pode oferecer, pois esse é o principal papel da educação: transformar”.
Ao fim da cerimônia, a vice-reitora lembrou da responsabilidade dos novos profissionais, que agora levarão o legado da Universidade em suas carreiras. Por fim, ela desejou um brilhante futuro a todos. “Vocês são UFMS. Agora a hashtag é #ParaSempreUFMS”, celebrou.
Mais comemorações
As celebrações de colação de grau não param por aí. Na próxima semana, é a vez dos formandos Câmpus do Pantanal, nos dias 12 e 13; e da Cidade Universitária nos dias 14, 15 e 16, sempre às 18h.
No mês de janeiro de 2023, será realizada a colação de grau dos estudantes do Câmpus de Aquidauana, nos dias 25 e 26. Em fevereiro, estão previstas mais celebrações: no dia 1º, será a colação dos estudantes do Câmpus de Coxim; no dia 6, será a vez do Câmpus de Paranaíba; no dia 7 será a solenidade do Câmpus de Chapadão do Sul; no dia 13 a comemoração será no Câmpus de Naviraí; no dia 14 no Câmpus de Nova Andradina e no dia 16 é a vez dos formandos do Câmpus de Ponta Porã.
Texto: Mylena Rocha
Fotos: Reprodução/TV UFMS