Colação de grau por videoconferência reúne formandos de 22 cursos

Na tarde de hoje, 18, foi realizada a colação de grau de estudantes de 22 cursos. A cerimônia de formatura dos 119 concluintes foi por videoconferência, com transmissão pelo Canal da TV UFMS no YouTube.

Colaram grau 34 estudantes do Campus de Aquidauana, dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Pedagogia e Turismo; do Campus de Chapadão do Sul foram 25 concluintes, dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Do Campus de Paranaíba foram 23 formandos entre os cursos de Administração, Matemática e Psicologia, e do Campus do Pantanal 37 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, Letras, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação.

O reitor Marcelo Turine destacou o número de formandos. “Hoje são quase 120 novos profissionais, o que nos dá muito orgulho, pois saem qualificados, formados em uma Universidade pública, inclusiva, de qualidade”, disse.

Ele desejou sucesso aos novos profissionais, agradeceu aos familiares pelo apoio que ofereceram aos estudantes e destacou os desafios enfrentados por todos. “Cada um tem sua história de superação. Desejo que que vocês colaborem com a educação e com a ciência”.

A vice-reitora Camila Ítavo também falou sobre a importância do apoio dos familiares, amigos e de toda a equipe da Universidade e destacou que esta quarta-feira foi um dia de grande emoção.

“A colação de grau é um ato solene. A nossa vida é repleta desses momentos, quando nascemos, quando tomamos decisões, quando ganhamos alguém. Deixo aqui três palavras como uma mensagem do coração para cada momento solene: celebrar, relembrar e agradecer”, disse a vice-reitora.

Camila desejou que os novos profissionais façam a diferença, “sejam o fermento bom na massa, façam o bem”. Ela disse que uma nova jornada se inicia e os desafios serão inúmeros, desejou sucesso e que se destaquem fazendo o melhor que puderem.

Para o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi) Augusto Malheiros é um privilégio participar desse momento tão importante na vida dos formandos. “De alguma forma nós pudemos oportunizar a mudança na vida de cada um. E vocês chegaram até aqui, com muito esforço e formados em uma Universidade inclusiva, pública e gratuita. É um momento de grande realização”.

Nova etapa

O formando do curso de Administração do Campus Pantanal, Marcelo Soares de Oliveira falou em nome de todos os concluintes. “Hoje encerramos um ciclo acadêmico, agradecemos a todos os mestres com carinho. O futuro nos aguarda e quando os tempos ficarem difíceis que lembremos dos que abriram o caminho. Nunca deixemos que insegurança e o medo no impeçam de alguma coisa”.

A professora do curso de Administração, Campus Pantanal, Caroline Gonçalves falou em nome de todos os homenageados. “Quando vocês fazem essa homenagem, vocês homenageiam a educação. Precisamos exaltar a educação, o ensino superior. Vocês saem como profissionais de uma Universidade de excelência”, disse.

Para a diretora em exercício do Campus de Aquidauana, Adriana Wagner, que representou a titular Ana Graziele Lourenço Toledo, o momento da formatura é inesquecível. “Parabenizo a todos por essa vitória e estendo os cumprimentos aos pais, amigos, equipe UFMS e todos os grandes incentivadores que tiveram nessa trajetória”.

O diretor do Campus de Chapadão do Sul Kleber Augusto Gastaldi também falou sobre o orgulho de ver mais estudantes concluindo o ensino superior. “Os desafios do caminho contribuíram para que chegassem até aqui e agora vocês concluem e seguem levando a marca UFMS”.

O diretor do Campus de Paranaíba Wesley Ricardo de Souza destacou que o momento precisa ser celebrado. “ Agradeço por terem escolhido a UFMS, temos muito orgulho disso e de estarmos neste momento com vocês”. O diretor em exercício do Campus do Pantanal, Fernando Thiago, que representou o titular Aguinaldo Silva disse da sensação de dever cumprido. “ A alegria é gigante, estamos orgulhosos de vocês, que concluem a graduação e levam o nome da UFMS”.

Texto: Christiane Reis