Nesta quinta-feira, 29, um encontro na sala 2 da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) dará início às atividades do segundo semestre do Clube de Conversação em Francês da UFMS. A ação será a partir das 17h45, no setor 3 da Cidade Universitária, com entrada pelo portão 4, próximo ao Lago do Amor.
O Clube foi criado em 2023 com o objetivo de promover um momento informal para as pessoas conversarem em francês sobre tópicos relacionados à cultura francesa e aos países de língua francesa. A iniciativa foi do professor assistente de francês Loïc Le Morvan, que queria criar um lugar onde as pessoas que já tinham conhecimento da língua pudessem se comunicar. “O Clube tem sido um sucesso, os participantes se expressam com mais fluência e espontaneidade e também aumentaram consideravelmente seu vocabulário. De modo geral, conseguimos criar um grupo unido e estou muito feliz com isso, por isso que o projeto é relançado este ano”, informa.
Para o primeiro dia de atividades deste semestre estão programados um jogo para apresentação dos participantes e uma discussão sobre o tema Le bonheur (a felicidade). “Vamos nos perguntar: Como você definiria a felicidade? Quais coisas o faz feliz diariamente? O dinheiro traz felicidade? Existe uma idade para ser feliz? Leremos juntos o Relatório sobre a Felicidade Mundial, que nos permitirá comparar a felicidade entre diferentes países e discutir os fatores culturais que influenciam o bem-estar. Também ouviremos a música Tout Oublier, de Roméo Elvis e Angèle, que critica a pressão social para sermos constantemente felizes, principalmente por meio das redes sociais”, revela.
Pessoas de toda a comunidade que tenham conhecimento básico da língua francesa podem participar do encontro do dia 29 e também do Clube. “De fato, um iniciante completo em francês pode ficar um pouco perdido durante as conversas. Mas não se preocupe, um nível A2 é suficiente para participar”, informa Loïc.
O Clube de Conversação em Francês é gratuito e as atividades são semanais, às quintas-feiras, a partir das 17h45. As ações variam conforme os desejos e sugestões dos participantes, por isso entre as atividades possíveis estão: leitura de um trecho de uma obra literária, audição de música, exibição de filmes seguido de troca de ideias e jogos. Interessados podem buscar mais informações junto à Agência de Internacionalização e de Inovação.
Texto: Ariane Comineti