Clínica Escola Integrada é polo permanente de vacinação contra Covid-19

A Clínica Escola Integrada da Cidade Universitária, vinculada ao Instituto Integrado de Saúde (Inisa), tornou-se polo permanente de vacinação contra a Covid-19. Agora, as doses dos imunizantes estarão disponíveis todos os dias, na Sala de Vacinas, das 7h30 às 16h30.

“Com o retorno das nossas atividades acadêmicas presenciais no início de março, havia uma preocupação em combater a transmissão da Covid-19. Assim, fechamos uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e realizamos uma campanha de vacinação na Clínica que terminou na última sexta-feira”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis e presidente do Comitê Operativo de Emergência da UFMS, Albert Schiaveto.

O pró-reitor explica que a possibilidade de estender a vacinação por tempo indeterminado já vinha sendo estudada. “A partir de hoje, 21 de março, damos continuidade a mais este serviço de proteção à nossa comunidade acadêmica e, também, especialmente aos moradores de regiões próximas”, complementa.

O coordenador da Clínica Escola Integrada, Ramon Penha reforçou a importância da parceria, inclusive para melhoria da formação profissional, já que além dos técnicos da Clínica, estudantes dos cursos de Odontologia, Medicina e Enfermagem também aplicam as doses. “Essa ação valida o compromisso social da Clínica Escola e da UFMS junto à comunidade interna e externa e deixa um legado de qualificação dos nossos profissionais e acadêmicos em relação à preparação de um imunizante muito particular, já que para atuarem na vacinação contra a Covid-19, eles passaram por um processo de treinamento”, ressalta Ramon.

Ramon destaca que a Clínica Escola já aparece nos boletins como ponto de vacinação e seguirá o calendário de vacinação determinado pela Secretaria Municipal de Saúde, com a distribuição de doses diariamente. “Durante a campanha inicial foram disponibilizadas até 200 doses por dia. Como ponto permanente, devemos oferecer entre 50 a cem doses por dia, de acordo com nossa capacidade de vacinação, já que a ação passa a integrar a rotina da Clínica”, comenta o coordenador

Ainda de acordo com o coordenador, nas duas semanas de campanha de vacinação, durante a semana de Recepção Institucional, aproximadamente 750 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas na sala de vacinação da Clínica. “O mais interessante é que, pelo menos, 15 pessoas tomaram a primeira dose aqui. A maioria das doses foram aplicadas em acadêmicos, servidores e trabalhadores terceirizados da UFMS e do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh)”.

As doses dos imunizantes da Covid-19 são destinadas ao público adulto e adolescentes de 12 a 17 anos. Para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina, que também está disponível on-line no aplicativo da Sesau, ou indicar o número do CPF. Os interessados devem preencher um cadastro e podem tomar a primeira dose ou completar seu esquema vacinal. A vacinação contra o coronavírus, bem como os demais programas de imunização, estão disponíveis para a comunidade interna e externa.

“Faço um convite a todos que ainda não se vacinaram ou que não completaram seu esquema vacinal, para dirigirem-se até a Clínica Escola. É muito mais simples, fácil e prático termos esse ponto em nossa Universidade. Venha, receba sua vacina, se proteja. Quando eu me protejo, protejo outras pessoas também. É um serviço comunitário e estamos muito felizes em mais essa parceria”, finaliza o pró-reitor Albert Schiaveto.

A Clínica Escola Integrada está localizada na Cidade Universitária, com entrada pelo Portal 1, na avenida Costa e Silva. A Clínica fica próxima à Faculdade de Odontologia e ao Inisa.

Texto e fotos: Vanessa Amin