A UFMS abriu nesta segunda-feira, 7, um ponto de vacinação contra a Covid-19 na Cidade Universitária, em Campo Grande. A sala funciona na Clínica Escola Integrada até o dia 18 de março e a iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau).
A abertura do polo aconteceu nesta manhã e contou com a participação do reitor Marcelo Turine, que destacou a importância da imunização. O reitor comentou que a sala de vacinação na Clínica já funciona há quatro anos, mas nos próximos dias prestará um papel fundamental, ao disponibilizar também a dose do imunizante contra o coronavírus.
“Precisamos conscientizar a todos sobre a importância da vacinação. Não só a comunidade universitária, mas também toda a população de Campo Grande, em especial a que reside nos arredores da Instituição”, disse.
A UFMS não cobra o comprovante de vacinação para a retomada das atividades presenciais, mas o reitor reforçou que o preenchimento do Vacinômetro é obrigatório, como uma ferramenta para mapear a imunização da comunidade universitária. “Nosso trabalho principal é de conscientização. Precisamos motivar a comunidade acadêmica, a vacina é muito importante! Não vamos tirar seus direitos fundamentais, mas sim conscientizá-los sobre a importância”.
O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, explicou que a descentralização da aplicação da vacina tem sido o segredo para ampliar a imunização em Campo Grande. Para ele, a Clínica Escola se tornará um importante suporte para imunizar a população. “Na UFMS, há quase 30 mil pessoas circulando. Então, é mais do que justificado termos uma sala com suporte para a vacinação, não apenas contra a Covid-19, mas também com outros imunizantes. Acredito que este se tornará um grande centro de vacinação”, celebrou.
O diretor da Clínica Escola Integrada, Ramon Moraes Penha, detalha que a vacinação seguirá o calendário proposto pela Sesau, com doses para a população adulta e também para os adolescentes de 12 a 17 anos. Os interessados podem comparecer para pegar a senha para o atendimento no período matutino ou vespertino. “A sala está aberta a toda comunidade. Por isso, convidamos a todos para tomarem desde a primeira até a quarta dose”.
A auxiliar administrativa Suéry Gonçalves Miranda aproveitou a oportunidade para garantir a dose. Ela acredita que o novo polo vai incentivar ainda mais a imunização. “Como trabalho aqui, isso facilita muito. Consigo me vacinar sem ter que me deslocar para outros postos. Não podemos deixar passar essa oportunidade, por isso corri para cá. Precisamos ter consciência e fazer a nossa parte”.
Luana Firmo é estudante de Pedagogia da UFMS e elogiou a iniciativa. Para ela, a vacina representa uma segurança para a comunidade universitária, principalmente diante do retorno presencial. A acadêmica também compareceu durante a abertura do polo para colocar a carteirinha em dia.
“Eu tomei a primeira e segunda dose e já até deu o tempo de tomar a terceira, porém, na correria, acabei adiando. Com o retorno das aulas presenciais e essa iniciativa, foi a primeira coisa que pensei: tomar a vacina”, relatou.
Serão disponibilizadas 200 doses de vacina por dia, sendo 100 senhas pela manhã e 100 à tarde. O horário de funcionamento será das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45.
Texto: Mylena Rocha e Vanessa Amin