Cineclube promoveu debates sobre o Horror nas artes

O projeto de extensão “Cinema (d)e Horror” executado na Universidade até 2012 promoveu além de exibições de diversos filmes também debates sobre a categoria “Horror” no plano das artes contemporâneas. As sessões, que eram abertas à comunidade, eram realizadas duas vezes ao mês e contavam com um mediador. A coordenação do projeto era da professora Rosana Cristina Zanelatto Santos e da Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS Carol Sartomen.

O objetivo foi fazer uma relação intersemiótica entre a linguagem cinematográfica e a linguagem literária, promover uma leitura liberta de julgamentos e de (pré) conceitos maniqueístas, despertar o senso crítico acerca do objeto estético no cinema, bem como reflexões sobre as questões relativas à violência na sociedade juntamente com docentes, discentes de graduação e pós-graduação e membros da comunidade externa.

A iniciativa do cineclube foi lembrada recentemente em uma revista nacional por meio de uma entrevista com o professor Ramiro Giroldo do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) e a cineasta Larissa Anzoategui, Bacharel em Artes Visuais pela UFMS. Confira no link: http://www.voegol.com.br/pt-br/servicos/entretenimento-a-bordo/RevistasArquivos/revista_GOL_172.pdf

Fonte: PPGEL