Na manhã desta quinta-feira, 8, foi assinado um acordo de cooperação para a disponibilização de patinetes elétricos na Cidade Universitária. A partir de 2023, a comunidade terá uma alternativa sustentável para a locomoção.
O reitor Marcelo Turine celebrou a parceria com a empresa paulista Flip On, que disponibilizará os patinetes em três pontos da Cidade Universitária: na Biblioteca Central, na Escola de Administração e Negócios e nas proximidades da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.
“Estou muito feliz com esse desafio. O nosso plano estratégico institucional é mostrar para o Brasil e para os gestores de Mato Grosso do Sul o quão importante é investir em soluções sustentáveis. Temos cerca de 15 mil pessoas transitando na Cidade Universitária e o nosso sonho é que seja uma cidade sustentável, inteligente e humanizada”, destacou.
A vice-reitora Camila Ítavo reafirmou que a cooperação trata-se de mais um passo rumo a uma universidade sustentável e consciente.
“Eu lembro de toda essa caminhada da UFMS para se tornar uma universidade mais sustentável, a gente vem crescendo e se fortalecendo. Aqui, nós formamos novos líderes, então é uma semente importante que nós plantamos”, disse.
Para o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto César Malheiros, a parceria confirma o compromisso da Universidade em contribuir para um mundo melhor. Além disso, ele destaca que é uma medida importante para inspirar mudanças. “Se colocarmos na cultura das pessoas essa mensagem, de proteger o meio ambiente, estaremos contribuindo com o planeta”.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, enfatizou a importância da medida. A princípio, haverá um período de seis meses de teste, para verificar como a iniciativa será utilizada. “Nós desejamos transformar a Cidade Universitária em uma cidade sustentável. Esse sonho está se concretizando, essa é mais uma peça do quebra-cabeça”, ressaltou.
A proprietária da Flip On, Francislene Barros, explicou que os patinetes poderão ser utilizados tanto dentro da Cidade Universitária como no município de maneira geral. A empresa possui pontos no Aeroporto e no Parque das Nações Indígenas. Em breve, os patinetes também estarão no Parque do Sóter. “A autonomia da bateria é de 1h30. A pessoa pode pegar o patinete aqui na Universidade, andar por Campo Grande e deixá-lo no Parque das Nações, por exemplo”.
Os patinetes poderão ser alugados pelos usuários a partir de 2023. Há algumas recomendações para as pessoas que forem utilizar os meios de locomoção na Cidade Universitária e na região, como não ultrapassar a velocidade permitida de 25 km por hora; verificar o nível de bateria antes de iniciar a viagem; não fazer consumo de bebidas alcoólicas; não utilizar o celular enquanto estiver em trânsito; utilizar calçados adequados e vestimentas que não limitem os movimentos; não realizar manobras radicais ou perigosas; utilizar as duas mãos no guidão e manter os dois pés na plataforma.
“Lembrando que as patinetes são como qualquer veículo de locomoção, o uso indevido e inconsciente poderá causar acidentes”, orienta a proprietária. O uso do capacete não é obrigatório, porém é recomendado para usuários que forem fazer trajetos mais longos.
Texto e fotos: Mylena Rocha