Cidade Universitária sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

A Cidade Universitária sedia a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024, entre hoje e amanhã. O evento integra a programação da Semana da Computação e será realizado no Ginásio Moreninho, com entrada gratuita e aberta para o público em geral. A programação completa pode ser acessada aqui

Mais de 600 estudantes e professores de escolas públicas e privadas participam do evento. A competição reúne 121 equipes de 35 escolas de ensino fundamental e médio de Mato Grosso Sul. A etapa estadual classifica equipes que devem representar o Estado na competição nacional, que será realizada em novembro, em Goiânia. 

O professor da Faculdade de Computação e representante estadual da OBR, Amaury Antônio de Castro Júnior, destaca a importância da UFMS sediar o evento pelo segundo ano consecutivo. “Isso aproxima a Universidade da comunidade escolar, em especial do ensino fundamental e médio. Nós trazemos estudantes e suas famílias para dentro da Universidade, que é um espaço de ciência, pesquisa, estudo e bem alinhado aos propósitos da Olimpíada Brasileira de Robótica”.

A Olimpíada é dividida em duas modalidades: prática e teórica. A primeira é realizada por meio de competições regionais, enquanto a teórica é realizada nas próprias escolas. Na modalidade prática, robôs desenvolvidos pelas equipes de estudantes devem realizar atividades, com desempenho avaliado por equipes de jurados. 

“Esse ano, serão duas modalidades práticas, a de resgate e a artística. Na primeira, a gente simula um resgate de vítimas, os robôs têm que desviar de obstáculos e resgatar vítimas em uma sala correndo risco. Já o formato artístico consiste em um teatro, onde há uma interação entre seres humanos e os robôs. As equipes implementam uma música, um teatro ou uma encenação usando os robôs programados”, explica o professor Amaury.

Criada em 2007, a OBR tem como objetivo estimular os estudantes da Educação Básica às carreiras científico-tecnológicas, além de classificar equipes para a RoboCup, maior competição de robótica do mundo. A competição possui três níveis: o nível 0, para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental; nível 1, para estudantes do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e o nível 2, para estudantes do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio ou técnico.

Texto: Alíria Aristides