O projeto de Valorização das Pessoas inicia as atividades nesta sexta-feira, 28, com atuação voltada ao combate à homofobia, xenofobia, discriminação e racismo. Com palestras, encontros e mesas redondas, as ações fazem parte da campanha Eu Respeito.
“O projeto dentro da campanha Eu Respeito deve instigar a comunidade acadêmica a reafirmar na prática educacional o conhecimento, aproximando-se ainda mais da realidade que se pretende mudar na sociedade”, afirma a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Luciana Contrera.
As atividades foram planejadas com o objetivo de conscientizar sobre as variadas formas de preconceito e garantir direitos às pessoas. “A iniciativa foi criada a partir da concepção de educar para transformar. Diante de problematizações geradas, muitas vezes, pelo meio social, pensamos em contribuir para a valorização das pessoas, com ações integradas na perspectiva da inclusão”, afirma a secretária de Acessibilidade e Ações Afirmativas, Mirella Villa da Fonseca.
A partir de parcerias com diferentes unidades, serão desenvolvidas ações na Cidade Universitária e nos Câmpus de Coxim, de Três Lagoas, de Naviraí e de Chapadão do Sul. Os estudantes que participarem, receberão certificado pela Proaes. Confira a programação completa aqui.
Texto: Mylena Rocha