Chamada contempla cooperação entre pós-graduações e bolsas de doutorado no país

Coordenadores de pós-graduações Stricto Sensu da UFMS em consolidação podem inscrever propostas de cooperação com programas já consolidados de outras instituições na seleção que será feita pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp). A previsão é de bolsas de doutorado no país, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e recursos para a mobilidade, pela Universidade.

As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro e devem ser feitas online no SIGProj.

Podem ser considerados programas de pós-graduação em consolidação da UFMS os que possuem conceito 4 ou 5 na avaliação quadrienal 2017 da CAPES. Para serem considerados programas de pós-graduação consolidados de outras instituições é preciso que tenham conceito 6 ou 7 na avaliação quadrienal 2017 da CAPES.

Serão selecionadas até três propostas para fazerem parte da Proposta Institucional da UFMS no âmbito da Chamada CNPq 001/2019 – “Apoio à formação de doutores em áreas estratégiacas”.

As propostas deverão seguir estritamente as regras descritas na Chamada CNPq 001/2019, em consonância com a Estratégia Nacional de CT&I 2016-2022, e ser inseridas em um ou mais dos seguintes temas prioritários para a UFMS: Água, Alimentos, Biomas e Bioeconomia, Ciências e Tecnologias Sociais, Clima, Economia e Sociedade Digital, Energia, Saúde, Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.

Mais informações e o edital de seleção podem ser obtidos no site da Propp.

 

Texto: Ariane Comineti