Chamada aberta para projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Itália

Estão abertas as inscrições para a chamada dos conselhos nacionais das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e de Pesquisa da Itália (CNR) 2024. A iniciativa tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e inovação entre Brasil e Itália a partir do primeiro semestre de 2025. Os interessados devem submeter as propostas na plataforma do Confap até 29 de novembro.

A chamada é realizada no âmbito do Programa de Cooperação firmado entre as duas entidades no mês de setembro, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pesquisadores e projetos conjuntos de pesquisa e inovação. Para participar do edital, os projetos submetidos devem se enquadrar em alguma das seguintes áreas estratégicas de atuação: Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Bioeconomia.

A secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação, Lucilene Machado Garcia Arf, explica que a chamada beneficia a comunidade universitária com recursos para realização de ações conjuntas entre as entidades. “A importância dos acordos de cooperação internacional para a UFMS reside no fato de que a celebração de tais instrumentos propicia colocar o nome da Instituição dentro do mapa das redes de colaboração entre países do mundo. Com a Itália não é diferente, reforça a presença no cenário da pesquisa científica, assim como propicia recursos para que as ações internacionais possam ser executadas”, pontua.

Os projetos aprovados do Estado receberão recursos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), que tem como orçamento máximo total de 25 mil euros. “Participar deste edital oferece a oportunidade para que estudantes do Estado possam realizar intercâmbio no sexto maior país em produção científica do mundo. Dessa forma, a internacionalização também ocorre no Estado, impulsionando o avanço da nossa ciência. O CNR é a principal agência de fomento à ciência e tecnologia da Itália; assim, por meio do Confap, a Fundect também se torna parceira oficial da ciência italiana”, ressalta o diretor-presidente da Fundect-MS, Márcio de Araújo Pereira.

Cada Fundação de Estadual de Amparo à Pesquisa que participa da chamada define seus critérios de elegibilidade. A Fundect-MS, por sua vez, exige que os pesquisadores estejam vinculados a instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul, que submetam propostas que não ultrapassem o valor do orçamento máximo para esse edital e que sejam aprovadas também pelas instituições italianas.

A íntegra da chamada pode ser conferida aqui e as dúvidas devem ser encaminhadas para internacional@fundect.ms.gov.br.

Texto: Giulia Fonseca, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica