Cerimônias de colação de grau serão realizadas em fevereiro com transmissão ao vivo

A Universidade retoma na próxima terça-feira, 6, o calendário de cerimônias de colação de grau dos mais de 700 formandos dos Câmpus de Aquidauana (CPaq), de Chapadão do Sul, de Coxim, de Naviraí, de Nova Andradina (CPNA), de Paranaíba, do Pantanal e de Ponta Porã (CPPP). O CPNA abre o cronograma de celebrações e as festividades seguem até o dia 1º de março, com a colação dos estudantes do CPaq. Com exceção da primeira cerimônia, que inicia às 19h, todas as demais serão realizadas a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS, às 18h.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, ressalta que a colação de grau é um marco na trajetória de todos, não apenas dos formandos. “A colação de grau é um dos momentos mais importantes da UFMS, pois cada jovem que se forma na instituição realiza um sonho e, a partir de agora, tem a oportunidade de transformar sua vida, a vida de seus familiares e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade. É também a realização do sonho de nós, servidores da UFMS, que buscamos formar profissionais qualificados para transformar o Estado de Mato Grosso do Sul e o Brasil em um lugar melhor para se viver”, afirma.

A diretora do Câmpus de Nova Andradina, Solange Fachin, celebra o início das comemorações e destaca a diversidade de cursos representados. “É uma honra para o CPNA iniciar a maratona de formaturas de 2024, pois a colação de grau é um momento solene no qual a Universidade entrega à sociedade o resultado de anos de nosso trabalho. Teremos graduandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia da Produção e História, os quais levarão o nome da UFMS aos diversos cantos do país, contribuindo de forma diferenciada para a transformação da sociedade e para melhorias na qualidade de vida da humanidade”.

No Câmpus de Ponta Porã, a celebração reunirá estudantes dos Cursos de Ciência da Computação, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação.  Para o diretor Leonardo Souza Silva, a cerimônia é um momento de muita emoção.

“Testemunhar a alegria dos acadêmicos, dos seus familiares, ver a superação de cada um deles ao longo dos anos de convivência e, principalmente, começar a testemunhar o início deste novo momento na vida deles é muito inspirador. A cerimônia de colação de grau no início do ano com certeza renova e recarrega meu desejo de voltar para a sala de aula”, ressalta.

Luis Gustavo Zanchett de Mendonça será um dos 42 estudantes a colarem grau no Câmpus de Coxim, no dia 16 de fevereiro. Formando do Curso de Enfermagem, ele já está contando os dias para celebrar com a família e os amigos.

“Entrar na universidade sempre foi um grande sonho para mim. A área da saúde é encantadora, e me apaixonei pelo meu curso antes mesmo de começar. A expectativa de iniciar a graduação é incrível. Agora que faltam apenas alguns dias para a colação de grau, estou cada vez mais feliz por ter escolhido esse curso. É uma alegria imensa sentir que concluí meu curso e estou me formando. A cada dia que passa, fico mais ansioso por esse momento, é como se fosse um misto de emoções e sentimentos. A trajetória foi longa, mas chegou ao fim, e eu não poderia estar mais feliz”, finalizou.

Confira o calendário das cerimônias de colação de grau dos formandos do segundo semestre de 2023:

Texto: Elton Ricci

Fotos: Álvaro Herculano