Cerimônia reúne 74 formandos e encerra colações da Cidade Universitária

A terceira noite de celebrações reuniu 74 formandos e encerrou as colações de grau da Cidade Universitária nesta quinta-feira, 3. Os estudantes das Faculdades de Direito (Fadir), de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), de Odontologia (Faodo), e dos Institutos de Biociências (Inbio) e Integrado de Saúde (Inisa) comemoraram a conclusão do curso em uma solenidade marcada pela emoção e pela alegria no Teatro Glauce Rocha. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine orientou que os formandos sigam seus sonhos neste novo ciclo que se inicia. “Eu espero que vocês, nossos novos egressos e profissionais do Mato Grosso do Sul, busquem sempre a felicidade, com muita humildade, competência e respeito. O mundo lá fora é de competitividade, mas quem tem conhecimento e capacidade de dialogar com o próximo se destaca”, aconselhou.

A vice-reitora Camila Ítavo enfatizou que a UFMS tem conceito máximo pelo Ministério da Educação e é uma das melhores instituições de ensino do país. Além disso, ela ainda frisou a importância de três palavras. “Amor, gratidão e honra. Nunca deixem de honrar a história de vocês. Quantos desafios foram superados, quantas tristezas e quantas alegrias vividas? Não se esqueçam de honrar a história da família de vocês, a profissão de vocês, nós formamos cidadãos para fazer a diferença. Honrem a universidade de vocês, vocês são UFMS, para sempre UFMS!”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Lígia Macedo, parabenizou todos os concluintes. Ela aproveitou o momento para agradecer a todos que contribuíram para a jornada dos estudantes. “Quero agradecer aos pais: os genéticos, os que adotam, os pais avós, os pais irmãos, os pais amigos, aqueles que amam e ajudaram a transformar a vida dessas pessoas que estão se formando. Sem amor, sem carinho e sem fraternidade, não há vitória”, ressaltou.

Para o diretor da Faculdade de Direito, Fernando Nogueira, a cerimônia de colação representa a transformação. “Muitas vidas serão mudadas a partir de agora, principalmente por serem formados em uma universidade federal, temos que levar a UFMS como um símbolo da nossa carreira profissional. Vocês são vitoriosos por este momento! É uma das melhores universidades públicas deste país e eu fico muito feliz por fazer parte deste momento”, comemorou.

A professora Raquel Pires Campos deixou uma mensagem aos formandos, em nome dos demais docentes homenageados. “Acredito que todos os nossos formandos da UFMS serão sempre protagonistas e profissionais de excelência no Mato Grosso do Sul ou onde quiserem viver”, declarou. 

A formanda de Farmácia Fabíola Pinheiro realizou o juramento. A bacharel de Direito Vitória Salles Nicolau, por sua vez, proferiu o discurso em nome de todos os formandos da noite. “Nós não estaríamos aqui sem o auxílio das pessoas que nos ajudaram. […] Eu quero agradecer a todos os pais que estão aqui e aos que não puderam estar. Fica aqui o meu agradecimento a todos os pais, mães, avós e avôs, tios e tias, sem vocês não existiria essa arquibancada hoje e sem vocês nós não seríamos os mesmos”, disse.

Para a estudante Nilzelene Rodrigues, o sentimento da noite é de realização. Nascida na Aldeia Bananal, em Aquidauana, ela enfrentou desafios para chegar até a conclusão do curso e disse que, agora, só tem a agradecer. “Eu tive a ajuda de muitas pessoas, que estiveram presentes ao meu lado. Para mim, é um orgulho ser indígena formada em Tecnologia em Alimentos”.

Felipe Cesca Ventura se formou em Biologia e disse ser gratificante receber o canudo em uma noite tão especial. “Me sinto realizado, consegui concluir meu curso e vou continuar trabalhando na área da Educação”, relatou. 

Ana Carolina Aguirres é formanda em Fisioterapia e só tem a agradecer pelo ensino que recebeu. “Me sinto muito feliz em estar me formando na UFMS. Aqui o ensino é de qualidade, foram muitas as oportunidades que a Instituição me deu”.

Para a mãe Maria Valéria Vieira, emoção é o sentimento que descreve a noite. “Minha filha está realizando o sonho dela e vai já para o mercado de trabalho, será uma nova etapa na vida dela”.

Com o fim das colações na Cidade Universitária, se iniciam as celebrações nos câmpus. Todas as solenidades serão realizadas às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Texto: Mylena Rocha e Lúcia Santos

Fotos: Álvaro Herculano e Mylena Rocha