Cerimônia de posse apresenta professores e técnicos da Cidade Universitária e câmpus

Na tarde de hoje, 12, foram empossados 24 servidores em cerimônia realizada na Cidade Universitária. Desses, 21 assumem cargos de professores adjuntos e três devem atuar como técnicos-administrativos. Os servidores serão lotados na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e do Pantanal.

O reitor Marcelo Turine parabenizou os empossados e enfatizou a importância do acolhimento aos profissionais. “Toda posse de servidores significa renovação, esse é um momento de acolhimento e pertencimento à Universidade. Cada um desses 24 servidores vieram de um lugar do país, cada um com uma história diferente, com sonhos para vir para o Mato Grosso do Sul, e a gente fica muito feliz de recebê-los”, enfatiza. 

“Aqui nós temos uma missão pública. Muitas pessoas se formaram aqui, mais de 70 mil pessoas. Nós vamos embora em algum momento, mas deixaremos a contribuição para mais pessoas que ainda virão, a gente está trabalhando até por quem ainda não nasceu. E não só para que eles estudem aqui, mas também com a nossa pesquisa avançada em todas as áreas de conhecimento. A gente transforma a nossa realidade e também a realidade de muitas pessoas”, celebrou a vice-reitora Camila Ítavo.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva, explica que a posse dos profissionais é resultado de um trabalho coletivo. “O processo seletivo é muito sério, possui uma série de regras e uma equipe muito grande que participa de todo o processo, de toda a legalidade. Toda vez que a gente tem a oportunidade de dar posse e concluir esse processo, ficamos muito feliz, porque é a conclusão de um trabalho longo para a homologação do concurso. Agora a gente tem 24 talentos para somar à força de trabalho da UFMS”.

A pró-reitora relembra que o processo do concurso precisou ser adiado em função do estado de calamidade pública pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, já que parte dos candidatos eram provenientes da região afetada. “Passamos por esse período de prorrogação, com um período maior de espera ansiosa porque a gente necessitava da reposição dessas vagas. Mas em prol da solidariedade com os nossos colegas, resolvemos aguardar o momento certo, que finalmente chegou”. 

O técnico de laboratório Augusto César Rodrigues, que assume o cargo no Câmpus de Três Lagoas, conta que as expectativas profissionais para a nova fase são altas. “Eu fiz a graduação e a pós-graduação na UFMS e agora assumir como servidor é uma honra muito grande. As expectativas para fazer parte do time UFMS são altas pela grandeza profissional que eu posso adquirir dentro da Universidade Federal. A gente tem uma perspectiva de crescimento profissional muito grande”. 

Carine Dalla Valle assume o cargo de professora no Curso de Administração do Câmpus do Pantanal. “Eu estou muito feliz, muito realizada em assumir esse cargo aqui na UFMS. Estou bem empolgada e ansiosa para começar as atividades e contribuir com o curso, com a região, com o Estado e com a Universidade como um todo. A docência sempre teve presença na minha história. Minhas tias foram professoras e a docência foi muito decisiva no mestrado. Então, a minha orientadora na época me incentivou a estudar e eu peguei o amor pela profissão”, conta. 

Texto: Alíria Aristides 

Fotos: Álvaro Herculano