Cerimônia de posse apresenta cinco servidores da Universidade

Cinco servidores tomaram posse em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 27, na Cidade Universitária. A Universidade recebe três assistentes em administração: Arthur Henrique Ferreira da Silva, que deve atuar na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; Cristiano Echeverria Silvério, que será lotado no Instituto de Química; e Naiade Valenzuela de Alcântara, que será lotada na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte. Também foram empossados o técnico em tecnologia da informação, Luiz Fernando Torres Alves, e a médica do trabalho, Vanessa Shirado Barbosa.

O reitor Marcelo Turine parabenizou os empossados e enfatizou o papel que os servidores desempenham na promoção da educação. “Obrigado a vocês cinco por estarem ajudando a educação, ajudando a transformar vidas, a transformar a ciência aqui na Universidade. Quanto mais tecnologia e mais inovação as universidades desenvolvem, a gente espera alcançar uma sociedade mais evoluída, com menos desigualdade social, menos corrupta, com mais qualidade de vida e inclusão. Espero que vocês nos ajudem a construir cada vez mais uma Universidade forte, baseada nos conceitos de estabilidade, de gestão e governança”.

“A gente tem que entrar [na Universidade] com o coração aberto. […] Nós estamos aqui para engrandecer a Universidade e a gente faz disso a nossa missão. Que a gente leve isso de uma forma tranquila, leve, que a gente torça uns pelos outros, que a gente torça pela UFMS. […] A gente precisa melhorar a nossa Universidade a cada dia. Ela é uma obra-prima que nunca estará acabada, estará sempre em desenvolvimento e em processo de engrandecimento”, reforçou a vice-reitora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva, enfatizou a importância da coragem na nova jornada dos servidores. “Hoje se inicia uma jornada muito feliz na vida de vocês, um caminho cheio de conquistas. Não vou desejar só sorte, porque isso é muito subjetivo, mas vou desejar coragem. Quando vierem desafios, porque desafios sempre existem, que vocês tenham coragem de encará-los e fazer da nossa Universidade um orgulho sempre. Esse é o nosso objetivo, que ela permaneça dez, que a gente tenha essa oportunidade de se orgulhar disso daqui a mais 45 anos”.

“As pessoas que querem entrar na Universidade sonham realmente em servir a população, servir as pessoas. Alguns vão ficar aqui, outros pretendem passar por aqui, mas eu espero que vocês fiquem aqui. A Universidade é um lugar de respeito, é um lugar de transformação, que vale a pena trabalhar. Aqui você não chega no fim do dia de trabalho com a sensação de que faltou alguma coisa. Você está sempre mudando vidas, fazendo uma coisa que vai transformar o mundo, vai transformar a cidade, vai transformar a vida das pessoas”, afirmou a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, reconheceu o trabalho árduo dos concursados. “A gente sabe que passar em um concurso é dificílimo, é extremamente concorrido e vocês são extremamente bem-vindos aonde estão chegando. É uma luta para chegar aqui e agora faço um desafio para vocês: que continuem nesse trabalho árduo. Antes era nos estudos, para que pudessem ingressar como servidores, e agora continua o trabalho árduo como servidores públicos que trabalham em prol da nossa sociedade, transformando a vida dos nossos jovens”.

“Obrigado por escolherem a UFMS. Aqui, nós trabalhamos com algo maravilhoso que é transformar a vida das pessoas levando o conhecimento. O trabalho de todos, os técnicos, os docentes, até mesmo os terceirizados, de uma maneira ou de outra viabilizam e levam esse conhecimento, cada um com a sua especificidade. É uma honra poder transformar a vida das pessoas com o nosso trabalho”, pontuou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes Pereira, também parabenizou os recém-empossados e ressaltou o papel da administração na continuidade dos concursos públicos. “Queria agradecer e parabenizar cada um de vocês pela competência. O caminho é árduo, vocês passaram por parte dele do concurso, mas o concurso começa bem antes e acaba bem depois da posse. Também queria lembrar que se nós temos concursos é porque nós temos uma liderança que tem uma capacidade de enxergar as oportunidades e de adequar a Instituição e as demandas a essas oportunidades”.

A servidora Naiade Valenzuela de Alcântara discursou em nome dos cinco empossados. “É bom olhar para trás e ver que as diversas lutas, os estudos e a dedicação tiveram o resultado esperado. Esse momento é de extrema felicidade, mas também é o firmamento do servir ao público, entregando sempre um serviço de qualidade à altura da nossa Universidade. A partir de hoje, fazemos parte do Mundo UFMS, que é referência no Estado, no Brasil, e que se encontra sempre entre as melhores universidades do mundo. Então vamos comemorar e apreciar esse momento ímpar em nossas vidas”, celebrou.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Cristhofer Andrade