Cerimônia de colação de grau reúne formandos de quatro câmpus por videoconferência

Formandos de 21 cursos de quatro câmpus colaram grau em cerimônia realizada por videoconferência na tarde desta terça-feira, 10. Familiares e amigos puderam acompanhar a formatura dos 156 acadêmicos por meio do Canal da TV UFMS no YouTube.

Colaram grau nesta tarde dez formandos dos cursos de Administração, História e Gestão Financeira do Campus de Nova Andradina; 16 dos cursos de Administração, Ciências Sociais e Pedagogia do Campus de Naviraí; oito formandos dos cursos de Ciência da Computação, Matemática e Sistemas da Informação do Campus de Ponta Porã e 122 dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito , Enfermagem, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Medicina, Pedagogia e Sistemas de Informação do Campus de Três Lagoas.

O reitor Marcelo Turine desejou excelente caminhada profissional e desejou que ela seja trilhada da melhor forma e que sigam estudando. “Desejo que brilhem muito e que continuem estudando, pois quem estuda é competitivo e ganha espaço no mercado de trabalho. Parabenizo a todos os formandos, familiares e a toda equipe, pois seguimos juntos em prol da educação”, declarou. Ele também lembrou aos novos profissionais que a Universidade dispõe de cursos de pós-graduação e convidou a todos para que retornem à UFMS.

Para a vice-reitora Camila Ítavo a trajetória até a formatura é desafiadora, pois cada aluno tem a sua realidade e, por vezes administram desafios outros. “Vocês são guerreiros e guerreiras, que disseram sim e não desistiram, seguiram e acompanharam nossos professores e toda equipe que também continuaram, mesmo em um momento difícil, mas de grande inovação. Desejo que cada um na sua área seja o profissional que faça a diferença na vida das pessoas, seja de um paciente, de um aluno, de uma empresa”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis Albert Schiavetto de Souza disse que a colação de grau é o momento de mais importante para UFMS. “Estamos aqui para formar profissionais, bons profissionais, críticos e reflexivos que contribuam para mudanças. Quero destacar que pouquíssimas Instituições têm promovido eventos como esse, pois muitas não seguiram com as atividades durante a pandemia, mas nós seguimos e eu parabenizo a gestão por essa decisão”, disse.

Emoção

A formanda do curso de Matemática do Campus de Ponta Porã, Nancy Ofélia Ferreira Tomascheski falou em nome de todos os concluintes e destacou que a data marca o início de um novo começo. “ A nossa caminhada foi difícil, percorremos estradas longas, alguns deixaram a família e vivenciamos até uma pandemia, mas nada disso nos impediu de chegar até aqui. Chegamos e construímos vínculos, algumas amizades serão eternas. Quero deixar um agradecimento especial a todos os familiares e amigos que tanto nos apoiaram”, disse.

Representando os professores homenageados, Ulisses Calandrin, do curso de Medicina do Campus de Três Lagoas, também registrou o quanto o momento o deixou emocionado. “ Vocês chegaram ao fim de um alonga etapa, durante o caminho abdicaram de muito momentos, mas foram esses anos que proporcionaram conhecimento cientifico e interpessoal também. Chegamos ao fim dessa jornada e o melhor termo a usar é vitória. Desejo que vocês acreditem em vocês, porque eu sempre acreditei”, declarou, referindo-se aos formandos do curso de Medicina.

A diretora do Campus de Nova Andradina Solange Fachin destacou que o dia da formatura é o momento de colher os frutos de um trabalho realizado com dedicação. “ Desejo que trilhem o novo caminho e que tenham sucesso e prosperidade. Este é um marco importante na vida de vocês”. O diretor em exercício do Campus de Naviraí, Marco Antônio Costa da Silva, representou o titular Daniel Henrique Lopes e pontuou que os formandos de hoje enfrentaram momentos muito difíceis. “Foram períodos muito difíceis, mas os que estão por vir também apresentarão desafios. Por isso é tão importante acreditarmos na formação, acreditarmos na capacidade de transformar”, disse.

O diretor do Campus de Ponta Porã Leonardo Souza Silva também deixou palavras de otimismo aos novos profissionais. “Toda trajetória é sempre uma oportunidade de crescimento e hoje vocês concluem uma importante etapa e dão um grande passo ao início de uma nova jornada. Desejo parabéns aos formandos e seus familiares”.

Já a diretora em exercício do Campus de Três Lagoas Larissa da Silva Barcelos, que representou o titular Osmar Jesus Macedo, falou que a colação de grau é o auge da docência. “ É uma sensação de dever cumprido ver o desenvolvimento dos nossos alunos e poder acompanhar e compartilhar de momentos tão importantes. Desejo felicidade e que vocês façam sempre o melhor que puderem”.

Texto: Christiane Reis