Abertura da Avenida da Ciência e ExpoT&C marca o segundo dia da 71ª Reunião Anual da SBPC

Iniciando a programação científica da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), foi realizada nesta manhã, a abertura da Avenida da Ciência e em seguida o espaço da ExpoT&C. Estiveram presentes durante a cerimônia o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, o secretário de educação superior Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, representando o ministro da Educação; o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo e outros representantes.

As autoridades percorreram toda a extensão da Avenida da Ciência, na qual contempla mais de 40 expositores das Unidades Vinculadas ao MCTIC. Entre elas estão a Agência Espacial Brasileira (AEB), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e entre outros.

O trajeto continuou dentro das instalações da mostra de ciência, tecnologia e inovação, a ExpoT&C. O local se configura como uma “vitrine”, oportunizando universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e setores empresariais, a evidenciarem suas novas tecnologias, produtos e serviços. Estão presentes

A Avenida da Ciência e a ExpoT&C são importantes espaços dentro de todas as edições da Reunião Anual da SBPC, pois possuem o intuito de ampliar o conhecimento da sociedade sobre as atividades e avanços da ciência no país. “Essa tradição em apresentar os trabalhos científicos de uma maneira interativa permite a aproximação com a população, e de certa forma é um modo dessas instituições prestarem contas, mostrando o que está sendo feito, levando em consideração que a que a grande maioria são públicas”, afirma Ildeu de Castro.

A visitação é gratuita e aberta ao público. Os estandes estarão disponíveis até o dia 26 deste mês, das 8h às 18h.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)