Cerimônia celebra a posse de 22 servidores da Universidade

A Universidade deu as boas-vindas a 22 novos servidores nesta quinta-feira, 14. A cerimônia de posse foi realizada na Cidade Universitária, no auditório da Agência de Educação Digital e a Distância. 

Os 19 professores empossados irão atuar nas Faculdades de Computação (Facom) e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); e nos câmpus de Aquidauana (CPaq), de Coxim (CPCX), de Naviraí (CPNV), do Pantanal (CPan) e de Três Lagoas (CPTL). Os três técnicos-administrativos irão atuar na Escola de Administração e Negócios (Esan) e na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Com esta cerimônia, a UFMS totaliza a posse de 1.638 novos servidores desde 2016. 

O reitor Marcelo Turine convidou à frente do auditório os diretores presentes e também representantes de diversas unidades, para apresentá-los aos novos colegas. Falou brevemente sobre a infraestrutura da UFMS, sua representatividade no estado e país e ressaltou a importância de cada um que inicia sua jornada na Instituição. “Sejam muito bem-vindos à nossa Universidade, que é um lugar de acolhimento, inclusão, ética e respeito. Somos a maior unidade federal em Mato Grosso do Sul, então temos um papel social e estratégico para o desenvolvimento do estado muito grande. Quando temos o ‘sim’ de vocês para estarem conosco ajudando na Educação, ficamos muito felizes. Tenham diálogo com os nossos jovens, acolham e conheçam suas histórias, isso contribui para a formação de bons cidadãos. O conhecimento é mágico e transforma, queremos sempre entregar bons profissionais para a sociedade. Que em 2024 consigamos fazer muitas entregas juntos”, desejou. 

A vice-reitora Camila Ítavo citou o hino da Universidade para destacar que a UFMS é o sonho realizado de muitas pessoas que trabalharam para sua concretização. Lembrou que a Instituição já nasceu multicampi e que ser servidor público é um chamado. “Conheçam a história da nossa Universidade, porque nós amamos aquilo que conhecemos. Quando olhamos para nossa história vemos que nosso DNA é levar o ensino de graduação, de pós-graduação, a pesquisa e a extensão para todos os municípios do estado. Temos trabalhado muito e hoje levamos tudo isso para todo o país e também para várias partes do mundo. Temos uma grande responsabilidade porque fomos chamados e ouvimos esse chamado a contribuir para uma missão maravilhosa, que é a formação de jovens”, falou.

“Que semana maravilhosa e intensa estamos tendo, já tivemos três colações de grau e agora a posse de novos colegas. A sensação é de dever cumprido, dever como servidor da sociedade, entregando profissionais qualificados, e recebendo novos servidores para fortalecerem nosso trabalho. Com vocês, a UFMS soma mais de 200 técnicos-administrativos e professores que tomaram posse em 2023. A Universidade é um lugar maravilhoso de trabalhar, contem conosco para o que precisarem”, afirmou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter da Silva. 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, apresentou aos empossados expressões de pertencimento existentes entre os servidores e estudantes. “Esse é o ‘Mundo UFMS’, temos pessoas de todos os lugares trabalhando e estudando aqui, então sejam extremamente bem-vindos. Gostaria de falar também sobre o ‘Sou UFMS’, ele traz esse sentimento de família que todos nós temos trabalhando aqui. É uma alegria imensa recebê-los para serem parte da família e nos ajudarem em nossa missão de desenvolver e socializar o conhecimento”, ressaltou. 

“Sou muito feliz de ser egressa da nossa Universidade e de ter retornado para ela como servidora. Comparando a quando ingressei como estudante, vejo o quanto a UFMS avançou e nos tornamos cada vez mais fortes. É um orgulho muito grande fazer parte desta Instituição, que vocês sejam muito felizes aqui, assim como eu sou”, destacou a diretora do CPTL, Larissa da Silva Barcelos, representando todos os diretores.

O novo professor da UFMS, Antônio Leonardo Amorim discursou em nome de todos os novos servidores. “É com imensa honra e profundo comprometimento que hoje assumimos a posição de professores e técnicos na Universidade. Expresso minha gratidão por esta oportunidade e ao mesmo tempo destaco a importância da educação como poderoso mecanismo de emancipação social. É nossa responsabilidade criar ambientes de aprendizagem que incentivem a curiosidade, o questionamento e a autonomia intelectual dos estudantes, além disso é essencial reconhecer a diversidade de experiências e perspectivas presentes em nossa comunidade acadêmica. Nossa jornada é compromisso com a formação de cidadãos críticos, engajados e conscientes do papel fundamental que desempenham na construção de um mundo melhor. Que possamos trilhar juntos esse caminho guiados pelo ideal de uma Educação que liberta e empodera os jovens”, finalizou. 

Texto: Ariane Comineti  

Fotos: Álvaro Herculano