Cartão Pesquisa UFMS é entregue a servidores na Cidade Universitária

Nesta segunda-feira, 31, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo entregaram o Cartão Pesquisa UFMS a servidores da Universidade. Ao todo, 75 pesquisadores contemplados com os editais Mulheres na Ciência, Manutenção de Equipamentos e Apoio em Taxas de Publicação e Serviços de Revisão de Artigos Científicos receberam a ferramenta que facilita a gestão dos recursos financeiros para os projetos.

São pouquíssimas universidades federais que têm esse cartão. Fomos incansáveis em implementar e hoje temos o primeiro uso do Cartão Pesquisa UFMS para os nossos pesquisadores. Não tem nenhuma taxa, essa é uma vantagem, e o grande ganho é que temos três editais, com investimento em torno de R$ 1,2 milhão. Além disso, o cartão vale durante a vigência do projeto, os pesquisadores podem utilizar mesmo no fim do ano letivo”, pontuou o reitor Marcelo Turine.

A vice-reitora Camila Ítavo destacou que, apesar de parecer simples, a ferramenta fará muita diferença na rotina dos pesquisadores. “Dá melhores condições para que a gente possa desenvolver pesquisas e atividades, é a simplificação de um processo”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo afirmou que a entrega dos cartões é a realização de um sonho. Segundo ela, a ferramenta proporciona flexibilidade, rapidez e segurança na execução de recursos. “É uma experiência nova, poucas instituições no país têm. Neste cartão estão depositados grandes sonhos, que se iniciam hoje!”.

A pró-Reitora de Planejamento e Orçamento, Dulce Tristão enfatizou o processo de tratativas que levaram a UFMS a conquistar a ferramenta para os pesquisadores. “Trabalhamos muito no sentido de garantir recursos para a pesquisa e para proporcionar este processo inovador, de transparência e agilidade. Façam bom proveito”, recomenda.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, celebrou a conquista para os docentes. “ Estou muito feliz em participar deste sonho, pois esse cartão vai facilitar a vida dos nossos pesquisadores. É gratificante ver as entregas que a UFMS está fazendo”.

Os pesquisadores podem utilizar os recursos disponibilizados para custear despesas com materiais de consumo e serviços, e com equipamentos e materiais.

De acordo com diretor de Cooperação Cientifica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Marco Antônio de Oliveira Mattos, foi firmado um acordo com o Banco do Brasil em junho de 2022 para o oferecimento da ferramenta aos pesquisadores. “O aprimoramos para melhor atender aos nossos pesquisadores, essa ferramenta permite serviços com autonomia e fácil acesso para cada usuário”, ressalta.

A diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Fabiane La Flor Sanches, avalia que o cartão agiliza o dia a dia dos pesquisadores. “É  um momento inovador de nossa gestão de conseguir melhorar a vida dos nossos pesquisadores. Com o cartão, ficará muito mais fácil para administrarmos os recursos”.

O professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Alexandre Menezes Dias, foi um dos contemplados com  a ferramenta. “Esse cartão vai flexibilizar o dinheiro que vamos receber em conta, vamos fazer um bom uso, assim facilita todos os processos na hora da publicação do artigo”.

Cartão Pesquisa UFMS

O cartão foi implementado a partir de um convênio com o Banco do Brasil, de modo a facilitar o dia a dia dos pesquisadores. A ferramenta visa contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. O passo a passo para a utilização do Cartão Pesquisa UFMS está disponível neste endereço eletrônico.

Texto: Lúcia Santos  e Mylena Rocha

Fotos: Álvaro Herculano