Capacitação para servidores tem novidades em 2019

Anualmente, a UFMS desenvolve um plano de capacitação para os servidores. O instrumento faz parte da política de aperfeiçoamento e qualificação e contribui para o alcance da excelência na qualidade dos serviços prestados pela Universidade.

O plano é elaborado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a partir das contribuições sugeridas por todas as unidades no Levantamento das Necessidades de Capacitação. São cursos e palestras ofertados nas modalidades presencial e on-line. Segundo a pró-reitora, Carmem Borges Ortega, as ações visam adequar as competências individuais às competências institucionais, promovendo o desenvolvimento contínuo do servidor com foco na efetividade do alcance dos objetivos e metas da UFMS.

De acordo com o plano anual de capacitação, os cursos a serem desenvolvidos no ano de 2019 foram selecionados e agrupados em cinco grandes eixos: Iniciação ao serviço público; Desenvolvimento Profissional Geral; Formação de Gestores; Sou UFMS e Qualidade de Vida.

Entre os diferenciais para este ano estão a Formação em EaD e o Mapeamento de processos utilizando o Bizagi. Entre as capacitações que já foram realizadas em anos anteriores e se repetirão estão Libras Básico e Reflexões sobre aposentadoria. Estão previstas também palestras sobre a SBPC 2019 e a Qualidade no atendimento e nas relações interpessoais, e um treinamento voltado às lideranças.

Além dos novos cursos, a grande novidade para este ano são os editais para a capacitação. Foram abertas oportunidades para a participação dos servidores como ministrantes e para a solicitação de auxílio para participarem de capacitação em outras instituições públicas ou privadas.

O chefe da Divisão de Capacitação e Qualificação, Leudir Rogoschi, explica que ministrar cursos pode oportunizar aos servidores uma maior assimilação dos conteúdos e, ainda ser gratificante por conta do acompanhamento do desenvolvimento de colegas. “Sem contar que os instrutores receberão certificados como instrutores e dependendo da relação que as atribuições do cargo têm com o tema do curso poderão fazer jus à Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso. Para a Universidade também é interessante porque ninguém melhor para ensinar do que aqueles que já trabalham nessas competências. Investir na capacitação do servidor e ver no futuro ele replicando os conhecimentos adquiridos anteriormente é motivo de satisfação, é a geração de um ciclo virtuoso”, reforça.

As ações para capacitação são divulgadas conforme a realização no site da Progep e mídias da UFMS.

O plano anual de capacitação dos servidores da UFMS com os cursos a serem desenvolvidos em 2019 pode ser acessado a seguir:

Download (PDF, 2.69MB)

Texto: Ariane Comineti