O começo das atividades letivas do segundo semestre da Universidade será marcado por um espetáculo cultural de boas-vindas nesta quarta-feira, 7, às 20h. Como parte da campanha Eu Respeito, o cantor, compositor e instrumentista Márcio de Camillo irá realizar a estreia de seu novo show Ilumini no Teatro Glauce Rocha para recepcionar os estudantes, técnicos-administrativos e professores. A entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade.
Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto, o evento representa um momento de integração entre as comunidades interna e externa. “O Ilumini, com o artista Márcio de Camillo, representa o início do segundo semestre letivo de 2024 na UFMS. É a nossa Recepção Institucional, realizada a cada semestre para dar as boas-vindas aos nossos estudantes”, destaca. “Não percam esse evento que foi preparado com carinho pra vocês. Estejam conosco! É um show aberto e você pode convidar os seus amigos tanto da UFMS, quanto de fora”, reforça.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, enfatiza que a importância do espetáculo está ligada à extensa trajetória que o cantor possui no campo musical. “O Márcio de Camillo tem um trabalho de inovação artística e multimídia que vai ser exemplificado nessa apresentação que se chama Ilumini. O conceito do show é mais visual, com música e muito trabalho de iluminação, além de movimento de palco”, explica. “A abertura da Universidade para essa arte multimídia representa uma grande inovação em termos de recepção de semestre”, continua.
Márcio de Camillo criou ao longo de sua carreira uma base que vai desde o folk ao rock’n’roll, se unindo com elementos da música regional brasileira. Entre suas produções mais famosas é possível destacar o premiado projeto Crianceiras, que leva a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana para o público infantil em uma iniciativa que envolve multilinguagens.
“O show Ilumini nasceu pela vontade de realizar um trabalho solo. Será lançado em Campo Grande, por isso será muito especial para mim, pois já faz um tempo que não me apresento sozinho na cidade”, frisa Márcio. Segundo o cantor, tudo foi pensado para colocar luz na palavra e enfatizar o som. “Estarei como músico e ator no palco, trabalhando com dois técnicos João Nunes, na luz e concepção cênica, e Adriel Santos como técnico de som e efeitos especiais. Izabella Maggi assina o figurino e Zeca Loureiro a criação dos efeitos sonoros e samplers. É um projeto cênico, sensorial, no qual a palavra se une à liberdade sonora e a luz acompanha tudo isso”, comenta.
“É um espetáculo no qual há liberdade total para trabalhar com poesia, música, iluminação, que foi pensado do começo ao fim. Posso definir o Ilumini como um monólogo musical, algo que já queria fazer há um bom tempo”, explica Márcio sobre o espetáculo.
Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica
Fotos: Everson Tavares