Cantinas são revitalizadas com material sustentável

Neste período de férias letivas, três cantinas da Cidade Universitária vão passar por revitalização para adequação dos espaços visando melhor atendimento à comunidade universitária e alinhamento com a Política de Sustentabilidade da UFMS. Os locais construídos em contêineres serão substituídos por trailers em material mais sustentável com acabamento isotérmico.

Serão revitalizadas a Cantina da Concha Acústica, ao lado do Corredor Central; a Cantina das Quadras, localizada ao lado da Unidade 7; e a Cantina do Lago, que fica próxima ao Instituto de Química, no setor 3.

A troca das estruturas já iniciou e a entrega está prevista para 29 de julho, pouco antes do retorno das aulas do segundo semestre. As demais cantinas da Cidade Universitária já possuem estruturas adequadas e não há a necessidade de alteração. O pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros, destaca que as adequações foram pensadas para o período de férias a fim de não afetar os atendimentos. “Estamos melhorando as instalações nesse período de férias para evitar transtornos no período regular de aulas. Tudo isso é para trazer um maior conforto aos estudantes, para a comunidade”.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves, as reformas vão de encontro aos objetivos previstos na Política de Sustentabilidade da UFMS.

“Como por exemplo, os dos incisos I, II e V, que tratam da implementação de uma gestão sustentável por meio das ações e processos da Universidade, buscando uma melhoria contínua das práticas de gestão adotadas pela Instituição; o fomento e promoção da cultura da sustentabilidade na comunidade universitária e, por fim, a adoção e aperfeiçoamento de padrões sustentáveis de contratação”, concluiu o diretor.

Além da troca de estrutura, a cantina do Lago do Amor será ampliada para melhorar a capacidade de atendimento.

“É uma intervenção necessária, momentânea e planejada, onde serão atendidas as metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Política de Sustentabilidade da UFMS e também a Política de Gestão de Espaços Físicos”, relatou o diretor de Gestão de Contratações da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura, Marcio de Aquino.

Neste ano, a Universidade foi classificada pela publicação britânica Times Higher Education entre as melhores do Brasil, e a segunda do Centro-Oeste em impacto no desenvolvimento sustentável, sendo a única instituição de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul listada.

Texto: Bianka Macário
Fotos: Bianka Macário; Álvaro Herculano; e arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica