Candil destaca a biotecnologia, fortalecimento das universidades e a criação de cidades inteligentes

Está disponível a 18ª edição da Candil, revista de divulgação científica da Universidade, com destaque de capa para o desenvolvimento de produtos inovadores nas áreas de bioinsumos, tecnologia de alimentos e tecnologia para a sustentabilidade do agronegócio para empresas de todos os portes, com apoio da infraestrutura de laboratórios da Instituição. A equipe multidisciplinar da Agrotec, a unidade da UFMS da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, é formada por diferentes pesquisadores, com reconhecimento nacional e internacional.

Na seção Entrevista, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil, aborda o fortalecimento das universidades federais, bem como o planejamento de ações e investimentos para redução das desigualdades, melhoria da infraestrutura e consolidação dos programas de permanência estudantil.

Outro destaque é a reportagem sobre cidades inteligentes, que expõe pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Os estudos apresentam modelos estratégicos para implementação de um câmpus inteligente que possa ser referência para aplicação de cidades inteligentes em Mato Grosso do Sul e investigam alternativas para a gestão de riscos de desastres naturais causados pelo aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos.

O resgate de memórias, o reconhecimento a servidores e egressos e as homenagens aos parceiros da Universidade marcaram a celebração dos 45 anos de Federal. Dando continuidade a campanha Como a UFMS faz parte da sua vida?, a seção Memória traz relatos enviados por um estudante, uma egressa e uma servidora, que revivem suas melhoras lembranças na Instituição.

Produzida pela Agência de Comunicação Social e Científica, a publicação possui periodicidade quadrimestral e apresenta produções acadêmicas, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais desenvolvidas na Universidade. Confira esta e outras edições na página da Revista Candil.

Texto: Thalia Zortéa