Candidatos têm até esta sexta-feira, 18, para se inscrever no Sisu

Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e querem ingressar em curso de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta sexta-feira, 18, para fazer a inscrição no portal do Sisu.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, neste ano foram ofertadas 1.079 vagas em 111 cursos distribuídos na Cidade Universitária e demais câmpus. “Os estudantes que fizeram o Enem têm até o dia 18 para escolher, lá no Sisu, um dos cursos que a UFMS oferece este ano”, reforça.

O resultado da chamada regular do Sisu está previsto para o dia 22 de fevereiro, e os aprovados devem ficar atentos para a matrícula, que começa a partir do dia 23 de fevereiro. “Estamos ansiosos para receber os nossos calouros, tanto os que vão ingressar pelo Sisu, quanto os que vierem pelas demais formas de ingresso”, diz o pró-reitor, referindo-se ao Vestibular e ao Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE).

Os cursos e vagas disponíveis na UFMS podem ser consultados no Termo de Adesão, no portal ingresso.ufms.br/sisu.

Há oportunidades para ampla concorrência e para as vagas reservadas. O ingresso será no primeiro semestre de 2022, exceto para os cursos de Direito (noturno), Engenharia Civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) ofertados em Campo Grande, que terão a seleção e a matrícula em fevereiro, mas o ingresso será no segundo semestre.

Sisu

Só pode se inscrever no Sisu quem fez a prova do Enem em 2021, não tenha zerado a redação e nem participado como treineiro. Para acessar o sistema de inscrição é preciso ter o login único do Governo Federal, por meio de uma conta gov.br .

No momento da inscrição, o candidato escolhe até duas alternativas de curso. É possível alterar suas opções durante as inscrições. Para concorrer à vaga, o interessado deve atingir a nota de corte do curso escolhido.

É preciso estar atento ao fato de que, se for aprovado em sua 1ª ou 2ª opção, o selecionado só terá esta oportunidade para fazer sua matrícula. Caso não faça, também não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera. Para participar da lista de espera, o participante deve acessar o seu boletim Sisu e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma, podendo escolher apenas uma das opções de vagas definidas na fase de inscrição. É importante que o candidato acompanhe junto à instituição da vaga escolhida as convocações para matrícula. Saiba como se inscrever clicando aqui.

O MEC disponibilizou um formulário para que os interessados possam enviar suas perguntas. Se ainda tiver dúvidas também pode ser feito contato pelo telefone 0800-616161.

Texto: Christiane Reis e Vanessa Amin