Candidatos realizam as provas presencial e on-line do Vestibular UFMS 2024

A manhã deste domingo, 3, foi de muita emoção e dedicação durante a prova do Vestibular UFMS 2024. Candidatos realizaram o exame em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, no formato presencial, e on-line. Ao todo, são mais de 10 mil vagas para ingresso em cursos de graduação presenciais e de Educação a Distância.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, enfatizou o novo recorde, com 45 mil inscritos no Vestibular UFMS e nas três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE). “O recorde de inscritos demonstra a confiança da sociedade em nosso trabalho. Ficamos muito contentes de ver tantos jovens confiando à UFMS sua formação profissional, durante essa etapa tão importante da vida”, afirma.

A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brun, destaca a infraestrutura preparada para receber os candidatos. “Estamos com cerca de 1,5 mil profissionais envolvidos nessa missão, entre coordenadores de sala, fiscais e sinalizadores, espalhados nos locais de aplicação da prova em todo o estado. As provas estão sendo aplicadas de forma simultânea para garantir a isonomia e tranquilidade, para que os vestibulandos apliquem o conhecimento e tenham um resultado positivo no final”, ressalta. 

As provas presenciais foram aplicadas nos municípios onde a UFMS tem câmpus, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Campo Grande, Corumbá, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, e em Dourados.

Em 2024, a UFMS oferta dois cursos novos: Pedagogia Intercultural indígena, no Câmpus de Aquidauana, e bacharelado em Ciências Biológicas, no Câmpus de Três Lagoas. Entre os cursos oferecidos pela Universidade, os mais concorridos foram Medicina, Psicologia, Medicina Veterinária e Direito. 

Conforme dados da Fapec, mais de 15,6 mil candidatos realizaram as provas presenciais e on-line na manhã deste domingo. O índice de abstenção das provas presenciais foi de 14,4%. A publicação do gabarito preliminar está previsto para amanhã, 4, e o resultado definitivo deve ser publicado em 26 de janeiro de 2024. 

Os candidatos da prova on-line do Vestibular discorreram sobre o tema Filtros em redes sociais: regulamentar o uso ou conscientizar a população sobre os malefícios que eles podem gerar? na redação. Já a prova presencial teve a redação com o tema O Direito às artes como direito à condição humana. Para o candidato Ulisses Duarte, o tema foi uma surpresa. “Achei meio complicado, diferente do que eu esperava, mas deu para fazer. A prova em si eu achei que estava tranquila, sem muita questão difícil, para quem estudou, principalmente”, destaca.

A busca por um sonho

A candidata Ana Júlia Serafim tenta pela primeira vez o Vestibular para o curso de Medicina. Acompanhada do pai, Antônio Serafim, ela percorreu mais de mil quilômetros, saindo de Brasília, para realizar a prova em Campo Grande. “Sempre tem partes [da prova] que são mais difíceis, como a redação e a prova de Matemática. Mas acho que o mais importante é a gestão emocional para fazer uma prova grande em uma outra cidade”, afirma. O pai de Ana Júlia, Antônio Serafim, afirma que a tensão é grande, mas que confia no potencial da filha. “É normal sentir preocupação, mas sei que ela estudou muito, ela vai conseguir se sair bem. É uma expectativa grande, viemos de outro estado para fazer a prova aqui, agora a gente espera que dê tudo certo”.

Para a candidata Isadora Oliveira, ingressar no curso de Medicina Veterinária é um importante passo para sua carreira. “Para mim, entrar na Universidade Federal tem um peso muito grande, é um diferencial na formação profissional, para conseguir passar em um concurso e para disputar vagas de emprego”, pontua. 

É a primeira vez que Milene Amani faz uma prova de Vestibular. Para a candidata, que tenta o curso de Odontologia, ingressar na UFMS é a realização de um sonho. “Sempre gostei da ideia de fazer Odontologia e a UFMS sempre foi a principal opção. Acompanho pessoas que estudaram aqui e se tornaram profissionais confiáveis, de prestígio. É isso que eu quero, por isso estou tentando entrar na UFMS”, evidencia. 

Bianca Vettilo presta o Vestibular para o curso de Medicina pela segunda vez. A estudante enfatiza a dedicação que precisou ter para se preparar para o momento. “É meu sonho, é algo muito importante que estou me esforçando para conseguir. Foi um ano inteiro de preparação, com estudos durante feriados, fins de semana e noites viradas, por isso acho que estou pronta”, relata. A mãe de Bianca, Mislene Cristina de Souza, relata que acompanhou de perto a dedicação da filha. “Orgulho é a palavra que define como se sinto. Sei o quanto ela estudou, nós da família embarcamos juntos com ela nesse sonho. A gente trabalha em conjunto, tentamos apoiar emocionalmente e ajudar ela a colocar os pés no chão”, conta. 

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Alíria Aristides e Rúbia Pedra