Canções de professores e técnicos da UFMS são semifinalistas no Festival de Música Rádio MEC

Finalistas serão escolhidos por votação popular

As músicas Milho Tagarela e A Marcha do Pinguim, compostas por professores, técnicos e egressos da UFMS estão entre as 25 classificadas para o Festival de Música Rádio MEC na categoria Música Infantil. O Festival recebeu mais de duas mil inscrições de compositores de todo o país e está em sua 13ª edição.

Milho Tagarela é de autoria do grupo Terça das Quintas integrado por servidores e egressos da Universidade: os professores Paulo Robson, Geraldo Damasceno e Eliane Guaraldo, os técnicos Eduardo Ramirez, Tamires Yule e Francisco Severo e os egressos Marco Antônio Mendonça e Heitor Corrêa, além de Luciana Amaral. “A música foi feita por acidente. Estávamos reunidos para fazer uma música de Natal na casa de um amigo. A mãe dele estava ensinando sua neta a fazer pipoca e nós éramos praticamente o laboratório dela. Enquanto pensávamos na música de Natal, a menina trazia as baciadas de pipoca pra gente. Ela estava muito empolgada, pois estava aprendendo a fazer pipoca com a vó, algo muito lúdico. Paramos de fazer a música de Natal e passamos a descrever a situação e assim compomos a música Milho Tagarela”, explica o professor Geraldo Damasceno.

Já A Marcha do Pinguim foi composta pelo professor Paulo Robson, pelo professor aposentado Julio Feliz e pelo egresso Marco Antônio Mendonça. A composição integra o CD Animais Mais Mais, um projeto de música educativa de autoria de Paulo e é interpretada pelo técnico da Parasitologia Animal da Universidade Átilla Gomes. De acordo com Paulo Robson, as duas músicas semifinalistas fazem parte do acervo da Rádio Educativa UFMS, cujo apoio tem sido fundamental na divulgação dos trabalhos artísticos da comunidade acadêmica. “Considero a Rádio uma madrinha da música Milho Tagarela, inclusive, já que foi ela que tocou pela primeira vez. Nenhuma outra emissora tem essa música, pois não foi lançada comercialmente. Temos um carinho muito grande pela Rádio Educativa UFMS”, explica Paulo Robson.

Votação

A escolha das três finalistas em cada categoria será feita por meio da escolha popular. O público já pode votar aqui. Cada internauta poderá votar uma única vez por computador ou smartphone (um voto por IP) em cada uma das quatro categorias. A votação vai até às 23h59 do dia 23 de agosto e a lista final sai no dia 25. Na edição do ano passado, o festival computou mais de meio milhão de votos nas duas fases de participação do público (escolha das finalistas e escolha das vencedoras).

As músicas semifinalistas estão sendo veiculadas nas grades de programação da Rádio MEC MEC FMde acordo com o perfil musical de cada emissora. Além do rádio, as canções também poderão ser ouvidas no site, no player que acompanha o formulário de votação. As três canções mais votadas de cada categoria estão classificadas para a final: ao todo, serão 24 finalistas – três de cada categoria pelo voto popular (12) e três de cada categoria escolhidas pelo júri (12). As campeãs serão conhecidas no dia 25 de setembro.

 

Texto: Vanessa Amin, com informações da EBC