A comunidade acadêmica do Câmpus do Pantanal (Cpan) celebrou a entrega de dois novos espaços na tarde de sexta-feira, 24. Foi realizada a inauguração do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Cultura Lúdica, Circo, Educação Básica e Esporte e a entrega do Bloco 3, que foi reformado.
O reitor Marcelo Turine esteve presente na cerimônia e comemorou a conquista para o Câmpus. Ele agradeceu a emenda parlamentar individual da ex-deputada federal Bia Cavassa, no valor de R$ 395 mil, para o laboratório voltado ao esporte. O deputado Vander Loubet foi convidado e compareceu para prestigiar os novos espaços do Cpan.
“Quero agradecer o deputado Vander Loubet e a ex-deputada Bia Cavassa pelo apoio ao desenvolvimento de atividades que contemplam a formação mais humana de nossos jovens, futuro do nosso país. É uma emoção ver os frutos do projeto do professor Rogério, que representa a dedicação de todos os servidores do Câmpus do Pantanal para levar o conhecimento da Universidade para toda a sociedade”, comentou.
A vice-reitora Camila Ítavo reforçou a importância da emenda. “É muito bom ter parcerias estratégicas com a bancada federal, que fortalecem a missão social da Universidade e o Câmpus do Pantanal”.
A ex-deputada Bia Cavassa foi a responsável por viabilizar os recursos para o espaço esportivo. Ela esteve na inauguração e comentou sobre a emoção de contribuir com a Universidade onde estudou. “Como ex-estudante desta casa, me sinto muito alegre e satisfeita de poder ajudar, para que possamos abrir as portas da Universidade e proporcionar projetos que transformam vidas, não só da comunidade acadêmica”.
Para o diretor do Cpan, Aguinaldo Silva, a revitalização do Bloco 3 foi importante para acomodar os servidores. Com R$ 120 mil em recursos, o bloco foi transformado em um setor administrativo, onde agora funcionam as Coordenações Acadêmicas e Secretarias dos Cursos de Graduação. As Coordenações e Secretarias atuarão no sistema de coworking para uma maior interação entre os servidores.
Ele também destacou a inauguração do laboratório, que foi planejado para atender as aulas práticas do curso de Educação Física e também será utilizado para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão, voltados a atender a comunidade externa, principalmente estudantes da Educação Básica. “Destaca-se que o Laboratório irá permitir a partir das ações desenvolvidas, aproximar a comunidade da Universidade e desta forma, contribuir para a importância social da UFMS”, explica.
O professor do curso de Educação Física, Rogério Zaim de Melo, frisou que a inauguração do laboratório dedicado ao esporte serve para melhor atender os estudantes e a comunidade externa. O professor também é responsável pelo projeto O Circo Vai à Escola, que atua com acrobacias de solo, equilíbrio sobre perna de pau, tecido acrobático e malabarismo.
“Antes, tínhamos somente uma quadra e uma piscina. Com novas turmas, o aumento de estudantes e a necessidade de projetos de extensão, o nosso espaço começou a ficar pequeno. Com essa possibilidade de ampliar, criando esse novo espaço, podemos ter mais pessoas trabalhando ao mesmo tempo, podemos desenvolver mais atividades”, celebrou.
Texto: Mylena Rocha
Fotos: Thayná Oliveira