No início do semestre, a Universidade lançou edital de seleção de projetos e ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Dentre eles, está o projeto O planejamento docente e avaliação da aprendizagem no ensino remoto, desenvolvido no Campus do Pantanal.
Sob coordenação da professora Andreliza Cristina de Souza, o objetivo central da pesquisa é buscar compreender como foi o processo de planejamento docente das atividades didático-pedagógicas e da avaliação da aprendizagem durante o período de ensino remoto emergencial. De acordo com a professora, o projeto está em fase de escrita do referencial teórico-metodológico e aguarda aprovação do Comitê de Ética para coleta de dados.
Contando com a participação do professor da Universidade Federal do Paraná André Assmann, que também é um dos coordenadores, a pesquisa busca evidenciar a necessidade de que o corpo docente, das mais diversas áreas de conhecimento, tenha formação pedagógica qualificada para identificar a importância do planejamento, da ação didática e da avaliação da aprendizagem. “Esse reconhecimento sobre a importância do planejamento possibilita refletir e replanejar, mudar os rumos dura o processo, inclusive transpor atividades inicialmente pensadas para o ensino presencial, adaptando-as para o ensino remoto”, explica Andreliza.
No primeiro semestre de 2020, as atividades de ensino tiveram início de forma presencial, mas passaram a ser realizadas de forma remota com o auxílio das tecnologias e informação e comunicação (TICs) após a detecção dos primeiros casos da Covid-19 e aumento nas taxas de transmissão do novo coronavírus. “Sabendo que o segundo semestre também será iniciado de forma remota, será possível comparar como foi o (re) planejamento docente, assim como perceber as diferenças refletidas no desempenho do trabalho dos professores e na aprendizagem dos estudantes”, ressalta a coordenadora.
Segundo Andreliza, as atividades de ensino de forma remota fizeram com que professores repensassem suas práticas pedagógicas. “Trata-se de um estudo de grande importância, pois pretendemos identificar quais saberes relacionados ao planejamento e avaliação foram adquiridos ou mobilizados durante o ensino remoto emergencial, isso pode evidenciar a importância da formação pedagógica continuada dos professores que atuam na educação superior”, fala.
Texto: Elissandra Ramalho (estagiária da Agecom no CPAN)