Nesta terça-feira, 27, a professora Larissa da Silva Barcelos tomou posse como diretora do Câmpus de Três Lagoas (CPTL). Ela assumiu o cargo ocupado por oito anos pelo professor Osmar Jesus Macedo. A cerimônia contou com a presença do reitor Marcelo Turine, da vice-reitora, de pró-reitores, diretores de unidade, servidores e estudantes do CPTL.
“Quero parabenizar você pelo ‘sim’ de ter se candidato para a assumir o maior câmpus da Universidade. Eu espero que você cumpra o plano de trabalho proposto para a comunidade. Conte comigo, conte com a Camila. Até setembro de 2024 estaremos com essa equipe maravilhosa, com esse time de pró-reitores, colaboradores à sua disposição. A gente espera que você consiga, como mulher, colocar cada vez mais respeito e diálogo institucional junto à comunidade e olhar as suas prioridades”, ressaltou o reitor.
A vice-reitora Camila Ítavo destacou o momento especial vivido pela Universidade e desejou sucesso para a nova diretora. “Que você tenha uma gestão abençoada, justa, humana, dialogada e possa contar com o apoio da família, principalmente, porque é um desafio especialmente para a mulher de quem se espera que faça tudo. Em nome da UFMS, também quero agradecer a todos os parceiros aqui presentes, pois uma gestão não é realizada sozinha. Estamos vivendo um momento muito especial, pois a UFMS teve nota máxima no ensino a distância e também no recredenciamento institucional. Muito obrigada também a todos os servidores e estudantes aqui presentes. De maneira muito especial agradeço ao professor Osmar. Você é uma grande pessoa. Com todos os desafios que passamos durante os últimos anos, conseguimos fazer muita coisa que não imaginávamos em um processo muito rico de entendimento”, falou.
O mandato é de quatro anos e começou, oficialmente, em 18 de junho. Larissa acredita que os desafios na gestão são vários, até porque o CPTL é a maior unidade da UFMS depois da Cidade Universitária. Mas, as expectativas são bastante positivas e ela ressalta que sua administração será baseada na ética, no respeito, na transparência, na imparcialidade e na excelência.
“Além de graduada pelo Câmpus, também sou três-lagoense, o que torna tudo ainda mais especial e motivador. Por isso, os sentimentos, hoje, são de felicidade e gratidão, especialmente pela confiança que a comunidade universitária colocou em meu nome. É a coroação de um trabalho que já venho desenvolvendo aqui e fico muito satisfeita em entender que eles decidiram que eu seria a mais indicada para o cargo. Espero que consigamos cada vez trabalhar mais para fortalecer nossos cursos de graduação e pós-graduação, ainda, oferecendo as várias possibilidades de serviços nas mais variadas áreas que temos enquanto unidade para a população do município e região”, falou.
Larissa tem graduação em Enfermagem pelo CPTL, mestrado e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela UFMS. Como professora, atua nos cursos da área de Saúde e no Mestrado em Enfermagem do Câmpus. “Minha família me ensinou desde cedo o valor da educação e eles tinham razão. A escola pública me ajudou a conquistar a vaga na UFMS. Aqui no CPTL, eu tive a certeza de que não poderia ser outra coisa na minha vida que não enfermeira e também professora. Na busca pelo meu sonho fui acolhida pela UFMS. Cheguei como docente em outubro de 2016 e tive apoio de pessoas que tiveram papel importante na minha trajetória, em especial do professor Osmar”, lembrou.
“Meu sentimento hoje é de missão cumprida, de trabalho realizado e reconhecido, por ter o apoio da comunidade universitária. Entendo que conseguimos fazer um trabalho a contento. Vou continuar como docente por mais um tempo e ir me preparando para a aposentadoria”, disse o professor Osmar, que há 23 anos atua como docente na UFMS.
Presente na cerimônia, o vereador Antonio Luiz Teixeira Empke Junior, Tonhão, destacou que a história da UFMS em Três Lagoas se confunde com sua própria história, já que é egresso do curso de Direito do CPTL. “É sempre um motivo de alegria e satisfação participar de momentos como esse na Universidade. A professora Larissa ingressa em uma função muito honrosa e importante, não apenas para Três Lagoas, mas para toda região”.
Texto: Vanessa Amin e Crislaine Oliveira
Fotos: Crislaine Oliveira/Álvaro Herculano