Câmpus de Três Lagoas recebe novos espaços para realização de atividades acadêmicas

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 27, a solenidade de entrega de novos espaços para o Câmpus de Três Lagoas (CPTL). A comunidade universitária foi beneficiada com a inauguração do Hub de Inovação e unidade da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime), além das entregas de um novo bloco composto por salas de aula e laboratórios; do abrigo de resíduos da Clínica Escola Integrada; da revitalização da Academia ao Ar Livre; da cobertura dos veículos oficiais; do bicicletário; e da pavimentação e sinalização do estacionamento.

O reitor Marcelo Turine destacou o orgulho de entregar novos espaços para a Instituição, como o abrigo de resíduos, que gera segurança sanitária e possibilita o funcionamento da Clínica Escola Integrada do CPTL. “[A Clínica Escola Integrada] é um laboratório dos cursos de Enfermagem e Medicina. É um espaço de aprendizagem, conectado a rede municipal. A Secretaria Municipal de Saúde vai poder demandar ações e nós, com nossos professores, estudantes e técnicos vamos fazer as práticas”, reforçou.

O reitor também pontuou a gratidão de inaugurar o Hub de Inovação no CPTL, um espaço sonhado desde 2015 quando ele ainda era presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS). “Não tem como um município crescer, gerar emprego, gerar renda, se não tiver inovação na gestão pública, nas empresas, nas fábricas, com grupos internacionais. Basicamente, é isso que Mato Grosso do Sul estará querendo fazer, com o nosso governador Eduardo Ridel, por meio de um Estado digital, um Estado de conhecimento e Três Lagoas está em um momento muito legal para isso”, afirmou.

A vice-reitora Camila Ítavo também celebrou a conquista da Instituição. “Se não fosse o ‘sim’ de vocês, […] a gente não conseguiria executar. Então, parabéns para todos! É muito bom ter essa parceria para vermos os cursos e o Câmpus crescerem”.

“Esse Hub é uma conexão com os professores, técnicos, com a sociedade, os estudantes e isso é muito bacana. […] A gente veio com uma ideia e o resultado ficou muito maior, muito melhor”, comemorou. “A Unidade 1 é a cara de inovação, da curricularização da extensão, da formação dos jovens, da conexão nossa enquanto professores e técnicos com a sociedade. Parabéns! A gente espera que tenhamos muito projetos como esse e que todos tenham muito sucesso”, complementou a vice-reitora.

Para o diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, os programas de incubação, empreendedorismo e inovação têm sido expandidos cada vez mais, com apoio de parceiros estratégicos para o desenvolvimento das ações da Universidade. “A Fundect-MS tem sido fundamental para incentivar a ciência, tecnologia e inovação no nosso Estado. […] Agradecemos também o Sebrae-MS, que sido fundamental na promoção do empreendedorismo. A gente não conseguiria fazer isso por si só, é muito importante o apoio dos parceiros tanto internos, quanto externos. A gente está à disposição para fazer o Hub de Inovação crescer cada vez mais, com programas inovação abertos, trazendo empresas externas para desenvolver inovação aqui dentro, tendo as nossas startups, com pré-incubação e incubação, e com os programas de internacionalização”.

“Nós estamos com três empresas juniores reconhecidas no Câmpus de Três Lagoas e a ideia com espaço é que a gente consiga, inclusive, inspirar os nossos estudantes […] e cada vez mais trazer a sociedade para perto de nós”, ressaltou a diretora do CPTL, Larissa da Silva Barcelos.

O aplicativo Diango é uma plataforma inovadora de venda de ingressos e gerenciamento de bilheteria incubada no Hub de Inovação inaugurado no CPTL. “Esse Hub de Inovação é algo maravilhoso. Tem muita coisa crescendo, se desenvolvendo e inovação é algo que precisa estar constante em qualquer lugar, precisa fazer parte desse processo desde o início”, finalizou o proprietário da empresa, Diango Davi Guerreiro.

Texto: Thalia Zortéa, com informações de Heloisa Portugal do Câmpus de Três Lagoas

Fotos: Heloisa Portugal