A cerimônia de colação de grau reuniu 101 estudantes do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) na noite desta terça-feira, 6. A solenidade, que abre o calendário de celebrações do mês de dezembro, foi realizada no formato presencial e transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.
A vice-reitora Camila Ítavo abriu a cerimônia com felicitações aos formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Esta foi a primeira cerimônia de colação de grau no formato presencial nos câmpus desde a pandemia.
“É uma noite de muita festa para todos nós: para os familiares, para os nossos formandos e para a nossa equipe, que tão calorosamente comemora junto, porque a vitória também é nossa”, exaltou.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Ligia Rodrigues Macedo, aproveitou o momento do discurso para honrar os pais e responsáveis pelos formandos. “Vocês que amam, que são pais, fica o meu agradecimento e meu profundo respeito. Eu acredito que é no amor que o fundamento começa e solidifica. As pessoas, a partir do amor que recebem, conseguem transformar o mundo. Eu acredito no amor, seja ele qual for e de que forma se expresse. Que ele exista no trabalho, na compaixão no outro e nas transformações”, destacou.
Diretora em exercício do CPTL, Larissa da Silva Barcelos deu conselhos aos novos profissionais. Ela orientou que os formandos procurem sempre realizar seus sonhos e demonstrou a gratidão por presenciar um momento tão importante na vida dos estudantes. “Em nome da direção do Câmpus de Três Lagoas, agradeço o respeito, o carinho e a oportunidade de vivenciar mais essa linda etapa da vida de vocês”.
A paraninfa da turma de História, Mariana Esteves de Oliveira, discursou em nome dos professores homenageados. Ela exaltou a dedicação dos estudantes e ainda destacou a satisfação dos docentes em contribuir para a formação de novos profissionais. “Ressalto que para nós da UFMS é sempre emocionante e uma honra presenciar essa alegria, ver esse anfiteatro cheio”, disse.
A estudante Giovana Cristina, do curso de Ciências Biológicas, fez a leitura do juramento em nome de todos os concluintes na cerimônia. A formanda do curso de História Moniza Dias da Silva foi a oradora representante das turmas e proferiu um discurso emocionado em homenagem aos familiares. “A minha fala, meu diploma, meu canudo, vai para a minha avó pelos anos de luta. O mérito é dela, não é todo meu. Gostaria de agradecer a todas as avós e mães que caminharam para que a gente pudesse correr”.
No encerramento da solenidade, a vice-reitora deu um recado aos formandos. “Todo mestre sonha que o aluno seja melhor que a gente. Que vocês nos superem, que sejam cada dia melhores e que façam muito mais do que a gente pôde fazer”, orientou.
Calendário de colações
No segundo dia de celebrações, a cerimônia de colação de grau também será no CPTL, na quarta-feira, 7. Na próxima semana, é a vez dos formandos Câmpus do Pantanal, nos dias 12 e 13; e da Cidade Universitária nos dias 14, 15 e 16, sempre às 18h.
No mês de janeiro de 2023, será realizada a colação de grau dos estudantes do Câmpus de Aquidauana, nos dias 25 e 26. Em fevereiro, estão previstas mais celebrações: no dia 1º, será a colação dos estudantes do Câmpus de Coxim; no dia 6, será a vez do Câmpus de Paranaíba; no dia 7 será a solenidade do Câmpus de Chapadão do Sul; no dia 13 a comemoração será no Câmpus de Naviraí; no dia 14 no Câmpus de Nova Andradina e no dia 16 é a vez dos formandos do Câmpus de Ponta Porã.
Texto: Mylena Rocha
Fotos: Reprodução/TV UFMS