A comunidade sul-mato-grossense está convidada para a audiência pública da UFMS Participativa nesta quinta-feira, 14, às 15h, no Câmpus de Ponta Porã (CPPP). Os encontros têm como objetivo apresentar a plataforma digital ufms2030.ufms.br e incentivar o envio e apoio de propostas para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2025 a 2030, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional da Universidade.
A pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão, explica que a construção do planejamento teve início ainda em 2023, com a pergunta “Que UFMS queremos para 2030?”. “Agora nós chegamos na etapa de ouvir a comunidade. Olhando os cenários nacional e regional, a Universidade tem que estar alinhada em todas as ações e nós queremos ouvir suas contribuições e propostas”.
Segundo a pró-reitora, o PDI está organizado em diversas comissões com representantes de todos os setores da Universidade. Nele, constam os objetivos institucionais, metas e indicadores de onde a UFMS quer chegar e como vai chegar. O texto final deverá ser enviado para aprovação pelo Conselho Universitário em dezembro deste ano. “O planejamento começa a ser executado em 2025, então terão os objetivos estratégicos definidos, as metas, os indicadores para fazer o acompanhamento e monitoramento daquilo que está dando certo e daquilo que foi planejado e pode ser melhorado”.
Atualmente, a plataforma já conta com 60 propostas. “Muitos pesquisadores estão participando, desde propostas mais simples a mais elaboradas. De uma forma geral, temos várias propostas interessantes. Estou surpresa e muito feliz da gente ter começado esse processo, a nossa realização é que as pessoas participem dando ideias. Quanto mais ideias, agradecemos”, finaliza.
O modelo participativo abrange os estudantes, professores, técnicos-administrativos e pessoas da comunidade externa, que podem sugerir e apoiar propostas para o futuro da Universidade na plataforma participativa. Para isso, é necessário realizar o login com o Passaporte UFMS ou se identificar por meio do cadastro do Gov.br.
O último encontro da UFMS Participativa será promovido no dia 18 de novembro no Câmpus de Paranaíba.
Texto: Rúbia Pedra