Câmpus de Coxim abre o calendário de colações de grau

As colações de grau dos concluintes do primeiro semestre de 2024 iniciaram hoje, 19, no Câmpus de Coxim (CPCX). Estudantes dos cursos de Enfermagem, Letras e Tecnologia em Processos Gerenciais colaram grau em solenidade realizada nesta manhã.

O reitor Marcelo Turine parabenizou aos formandos e familiares, agradeceu a todos os professores e técnicos envolvidos nesta conquista e aos diretores que atuaram durante sua gestão, citando que esta é sua última colação de grau em Coxim enquanto reitor. “Este é um momento de gratidão […] Obrigado pelo sim de vocês. Vocês são corajosos, persistentes e ajudaram a UFMS a chegar onde está. […] Como reitor, como educador, tenho muito orgulho dos concluintes que finalizam seu curso na nossa Universidade. […] É uma satisfação que a UFMS esteja em Coxim e uma satisfação colocar hoje cinco novos profissionais para atender a toda esta região. Confiem na educação e na Universidade. Para crescer precisamos da educação, ciência, tecnologia e inovação. […] Obrigado também aos familiares que ajudaram na educação desses profissionais. Desejo a todos vocês muito sucesso”, falou. 

A vice-reitora Camila Ítavo destacou a realização da primeira colação de grau presencial de cursos ofertados a distância pela UFMS. “Nós sonhamos com a EaD, em fornecer uma educação a distância pública com o selo de qualidade da nossa Universidade Federal. […] Ter vocês dois aqui conosco hoje, é um momento que se reveste de forma especial, porque é um sonho realizado. E a todos vocês, desejo que levem a UFMS em seu coração, que tenham orgulho dessa Universidade e abram espaços para aqueles que virão depois de vocês. Agradeço a todos da equipe, pois este é o resultado de um trabalho coletivo. Esses dias atrás comentamos que não temos a receita pra imortalidade, mas trabalhar com educação nos dá um pouco dessa sensação, no sentido de que o nosso trabalho não é em vão, que estamos formando outras pessoas e essas pessoas então mudarão a vida delas e de outras pessoas. Dá um sentido muito especial à nossa vida. Parabéns a vocês, tenham muito sucesso, sejam muito felizes e brilhem muito”, desejou. 

A diretora do CPCX, Silvana Aparecida da Silva Zanchett, relembrou sua história enquanto egressa do câmpus e agradeceu o cuidado e o crescimento da Unidade em qualidade, tecnologia e cuidado com os estudantes e o compromisso da UFMS com todos os formandos. “Hoje estamos entregando à sociedade o resultado do trabalho, um trabalho tão sério que a Universidade faz perante a educação. O momento é de agradecimento. […] Levem o nome UFMS com muito orgulho, se orgulhem em mostrar o seu diploma, porque é da maior e melhor Universidade do estado de Mato Grosso do Sul. Tenho certeza que farão muito sucesso por onde andarem. […] e voltem a estudar conosco, nos nossos cursos de pós-graduação, especialização”, lembrou. A diretora também ressaltou o trabalho dos docentes e técnicos-administrativos, suscitando uma salva de palmas a eles, e parabenizou aos familiares pelo incentivo aos formandos. 

A coordenadora de Letras, Tiana Andreza Melo Antunes, que é paraninfa do curso, lembrou de seu tempo enquanto estudante aguardando a colação de grau para evidenciar a importância de não desistir. “Todos sabemos o quanto é difícil enquanto estamos estudando e abrindo mão de muitas coisas, para conseguir realizar os sonhos que temos. Desejo que vocês todos que estão assistindo não desistam, para que cheguem lá, assim como nossos formandos chegaram até aqui hoje. Tenho muito orgulho de vocês. […] E mais, continuem estudando, se preparando, porque, como dizia Guimarães Rosa, ‘O que a vida quer da gente é coragem’, de todos nós. Que a gente tenha coragem para desempenhar bem a nossa profissão, com ética e respeito ao ser humano, aqueles com os quais vamos lidar”. 

A coordenadora de Enfermagem, Ana Patricia Araujo Torquato Lopes, expressou alegria e orgulho por todos os formandos e direcionou palavras às novas enfermeiras. “A Enfermagem é um ato de cuidar, de amor, espero que vocês agora formadas carreguem consigo o que nós, nesses cinco anos de formação, ou mais, tentamos passar a vocês com muito zelo, cuidado. […] Que quando se depararem com uma pessoa cuidem do corpo mas também cuidem da alma, com muito profissionalismo e ética”, destacou.

Representando os formandos, a licenciada em Letras Ana Paula do Nascimento Silva Abdo agradeceu aos professores, familiares e amigos. “[Os professores] foram mais do que educadores, foram mentores, guias e inspirações. Não apenas nos ensinaram o conteúdo das disciplinas, mas mostraram como pensar criticamente, questionar o mundo ao redor e como buscar sempre o melhor de nós mesmos. Seus ensinamentos não se limitaram aos livros, nos ensinaram lições de vida, valores e a importância da ética e do respeito em tudo que fazemos. [Os familiares] foram a base que nos sustentou nos momentos de dúvida, o abraço acolhedor nas horas de cansaço e o incentivo constante que nos fez seguir em frente. [Os amigos] tornaram cada dia mais leve e alegre”, disse. 

A formanda também ressaltou que o conhecimento adquirido é a ferramenta que irão utilizar para gerar mudanças. “O futuro que nos espera é repleto de desafios, mas também de inúmeras possibilidades. ‘O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos’, como disse Eleanor Roosevelt. Hoje nossos sonhos começam a se tornar realidade. Que nunca nos esqueçamos do poder que temos de transformar o mundo ao nosso redor”, declarou. 

Participaram da cerimônia também o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, e a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro. O juramento foi feito pela formanda de Enfermagem Roseli Ferreira de Morais e o paraninfo dos formandos de Enfermagem é o professor João Paulo Assunção Borges. 

As cerimônias de colação de grau do primeiro semestre de 2024 seguem até 11 de setembro. Logo mais, às 18h, será a vez dos concluintes do Câmpus de Chapadão do Sul celebrarem sua conquista na solenidade que será transmitida pela TV UFMS

Texto: Ariane Comineti

Imagens: Vilson Crescêncio de Jesus e TV UFMS