Campo Grande inicia vacinação de pessoas com 19 anos

Na tarde desta segunda-feira, 9, a Prefeitura Municipal de Campo Grande inicia a vacinação de pessoas com 19 anos ou mais. A informação foi divulgada no início da manhã (clique aqui).

Além de ampliar o público para a primeira dose, deve ser aplicada a segunda dose para quem tomou a primeira dos imunizantes: Astrazeneca-Oxford-Fiocruz, até 3 de junho; Coronavac-Sinovac-Butantan, até 12 de julho; e Comirnaty-Pfizer, até 11 de junho; conforme o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O horário de funcionamento dos postos será de: 12h30 às 22h30, no drive-thru Ayrton Senna, do Albano Franco, da Cassems e da UCDB; além do posto no Guanandizão; e das 13h às 16h45 na Seleta e nas unidades de saúde (saiba onde se vacinar aqui).

Em Campo Grande, até o momento, 520.123 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, o que representa 57.4% de toda a população. Destas, 332.860, ou 36.74%, já receberam as duas doses ou dose única e estão completamente imunizadas. Desde o dia 19 de janeiro, início da vacinação emergencial contra a Covid-19, o município já aplicou 852.983 doses.

No último fim de semana, o Ministério da Saúde enviou a Mato Grosso do Sul mais de 100 mil doses de vacinas contra Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, MS está em primeiro lugar no ranking dos estados que mais imunizaram, sendo o primeiro a ultrapassar a marca de 80% dos adultos vacinados. Até agora, foram aplicadas 2.426.464 doses, sendo 1.466.403 com a primeira dose, 728.138 com a segunda dose e 231.138 com dose única.

Vacinômetro UFMS

“Desde março do ano passado, com a pandemia da Covid-19, a UFMS tomou a iniciativa de instituir o ensino remoto de emergência para que pudéssemos manter nossos professores, técnicos e estudantes protegidos. Outras ações também foram tomadas neste sentido, com o objetivo de manter o calendário acadêmico e continuarmos a exercer nossas funções como servidores da Universidade. Assim que a vacinação começou, passamos a negociar com as autoridades públicas municipais e estaduais, para que os servidores e acadêmicos da educação e da saúde pudessem ser vacinados o mais rápido possível. Tivemos muitas conquistas, por exemplo, os estudantes que estagiavam nas unidades de saúde e hospitais foram vacinados logo no começo da campanha. Também fizemos uma campanha de trabalho voluntário na campanha e, assim, conseguimos vacinar mais estudantes”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis Albert Schiaveto.

Produzida em consonância com o Comitê Operativo de Emergência (COE), a quarta versão do Plano de Biossegurança implementou o Vacinômetro UFMS, para priorizar a imunização dos grupos prioritários junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e municípios onde a UFMS tem campus. “Lançamos o Vacinômetro UFMS para que estudantes, técnicos e professores respondam ao questionário de forma rápida, informando se receberam a primeira dose, a dose única ou a segunda dose ou se ainda não foram vacinados. É possível acessar mais de uma vez o questionário, para atualizar as informações sobre as vacinas aplicadas na comunidade acadêmica. Fica registrada apenas a última resposta. O Vacinômetro tem grande importância para que possamos ter um perfil do público interno já imunizado ou não”, ressalta Albert. O questionário deve ser acessado com o Passaporte UFMS em link.ufms.br/vacinometro.

Para acompanhar os números do Vacinômetro basta acessar www.ufms.br/coronavirus ou www.ufms.br/vacinometro. “Até o fim desta manhã, 1.637 servidores que responderam ao questionário. Como temos cerca de 2,8 mil servidores, faltam ainda pouco mais de 40% dos nossos técnicos e professores responderem. Em relação aos estudantes, já responderam ao questionário 4.732. Mas, como temos mais de 20 mil, faço um apelo para que respondam ao questionário e se vacinem. Quanto mais acadêmicos e servidores vacinados tivermos, mais rapidamente poderemos iniciar nossas atividades presenciais de forma plena. Hoje, podemos ter algumas já, porém para potencializar essas ações, necessitamos aumentar a porcentagem de acadêmicos e servidores vacinados. O Vacinômetro UFMS vai nos ajudar a tomar as melhores decisões em relação ao trabalho e às atividades acadêmicas, por isso é fundamental que toda a comunidade acadêmica participe desta iniciativa”, finaliza o pró-reitor.

A mais nova versão do Plano de Biossegurança pode ser acessada na íntegra em ufms.br/coronavirus, onde é possível conferir todas as demais medidas tomadas pela Universidade para proteger estudantes e servidores

Texto: Vanessa Amin, com informações e imagem da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Governo do Estado

Atualizado às 13h31.