Para melhorar o desenvolvimento científico dos estudantes, o Campus de Chapadão do Sul (CPCS) criou a Unidade de Apoio Campo-Escola, que reúne as áreas experimentais e os laboratórios destinados à agropecuária e práticas florestais.
Na prática, o Campo-Escola é a junção dos espaços para desenvolvimento de pesquisas que eram administrados individualmente. “Os espaços existiam de forma desordenada e independente, e agora passam, de forma conjunta, a compor a Unidade de Apoio Campo-Escola do CPCS”, explica o diretor Kleber Gastaldi.
Com o Campo-Escola, os estudantes dos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal e da pós-graduação em Agronomia, terão mais infraestrutura de apoio e desenvolvimento nas atividades práticas, o que facilitará parcerias com a iniciativa privada no desenvolvimento de atividades em conjunto, bem como com instituições de ensino públicas e privadas de cunho estadual, nacional e internacional.
Segundo o diretor do campus, há também o intuito de “obter receitas com a produção agrícola excedente de projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação desenvolvidos nas áreas experimentais e de serviços executados nos laboratórios do CPCS”.
Texto: Leticia Bueno