Campanha solidária visa à doação de sangue e de alimentos não perecíveis

Na próxima quarta-feira, 25, a Faculdade de Odontologia (Faodo) irá sediar uma campanha solidária para a doação de sangue e de alimentos não perecíveis. A ação será das 8h às 11h e a participação será aberta a toda a comunidade.

A iniciativa é da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Diagnóstico Oral (Lamdo) da UFMS. “Vimos que os estoques de sangue do Hemosul estão baixos e em uma conversa entre os integrantes da Liga pensamos em contribuir com essa ação. Pensamos que será uma oportunidade de abrirmos nossas portas para uma maior aproximação com a sociedade e para conseguirmos essas bolsas de sangue que são tão importantes para todos”, disse o coordenador da Lamdo, Yuri Nejaim.

O professor falou que este é o primeiro de alguns projetos que a Liga deve promover para auxiliar a população nesse momento de pandemia e que a arrecadação de alimentos deve contemplar quem não pode doar sangue. “Sabemos que infelizmente muitas pessoas perderam o emprego e muitas pararam de ajudar as instituições porque também tiveram uma redução salarial, então é uma maneira de podermos ajudar nesse momento difícil. A princípio vamos destinar o que for arrecadado ao projeto de extensão realizado pela professora Ellen Cristina Gaetti Jardim para atendimento no bairro Dom Antônio Barbosa, mas dependendo da quantidade buscaremos outras instituições”, apontou.

De acordo com o Hemosul, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, e 55 kg ou mais. Pessoas de 16 e 17 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis legais ou levarem o documento de emancipação. É preciso ainda estar bem alimentado.

A arrecadação de alimentos e a coleta do sangue serão feitas no prédio da Faodo na Cidade Universitária a partir das 8h.

 

Texto: Ariane Comineti