Campanha Eu Respeito de setembro celebra a Vida

A prevenção ao suicídio é tema de destaque nacional e o mês de setembro é marcado pela valorização da Vida, com atividades de conscientização para estudantes, servidores e colaboradores de todos os câmpus. Em alusão a essa temática, o monumento símbolo ficará iluminado na cor amarela.

A Universidade começa o mês com a esperança de realizar novos sonhos e transformar a realidade de diversos jovens e suas famílias. Em setembro, está prevista a publicação dos editais de abertura das inscrições para o Vestibular e PASSE UFMS 2025 na página de Ingresso da UFMS, com vagas para cursos presenciais e a distância de todos os câmpus da Universidade.

A programação do mês também inclui o ciclo de palestras de preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, promovido pela Diretoria de Avaliação Institucional de 2 a 24 de setembro. Para saber mais sobre as atividades de sensibilização, clique aqui.

Tão importante quanto pensar na vida no presente, é discutir as possibilidades para o futuro. Entre os dias 10 e 12 de setembro, o Câmpus de Chapadão do Sul promove o 1º Seminário Regional de Ciências Agrárias e Sustentabilidade, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. A programação, disponível aqui, aborda o futuro da agricultura sustentável, a descarbonização e a transição energética, com palestras e apresentações de trabalhos voltados para estudantes, servidores e profissionais da área.

Ainda dando um novo passo para o futuro, os formandos da UFMS celebram o fim de uma jornada, com as solenidades de colação de grau da Cidade Universitária e dos Câmpus de Nova Andradina, Naviraí, Aquidauana e do Pantanal. As cerimônias serão realizadas até 11 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

A celebração continua com o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto. O 2º Seminário de Conhecimentos Indígenas da UFMS será promovido no dia 11, com uma programação sobre a visão dos povos originários sobre o meio ambiente no auditório 2 do Complexo Multiuso 1 da Cidade Universitária.

Entre os dias 11 e 12 de setembro, a Conferência UFMS Internacional – Impacto da Inteligência Artificial na Internacionalização das Universidades explora o uso de tecnologias emergentes para a cooperação, transferência e democratização de conhecimentos. O evento, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Educação Internacional Centro-Oeste, é aberto à comunidade universitária e os interessados podem realizar a inscrição gratuita neste link.

E falando na participação da comunidade universitária, a partir do dia 13, será aberta a votação popular do concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos para escolha da capa do calendário institucional de 2025. Estudantes, professores, técnicos, colaboradores e pessoas da comunidade externa poderão votar no Instagram oficial da Universidade e, posteriormente, conferir as imagens na exposição itinerante UFMS Além dos Olhos.

Ao lado dos registros selecionados, a comunidade também poderá ficar por dentro da história das quatro décadas e meia de Federal. A partir do mês de setembro, a exposição UFMS 45 anos percorrerá os câmpus.

No dia 17, às 19h15, o Câmpus de Naviraí promove uma palestra e roda de conversa com o tema Valorização da Vida, ministrada pelo psicólogo Jonatan Oliveira Espíndola, especialista em acessibilidade, diversidade e inclusão, e a assistente social Jaqueline Guaita dos Santos, especialista em projetos em serviço social.

Já nos dias 18 a 20, os olhares se voltam para o planejamento e articulação da ciência, tecnologia e inovação em Mato Grosso do Sul. O Encontro Fortec Centro-Oeste será realizado em Campo Grande, com apoio da UFMS, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Nos dias 19 e 24, a saúde mental na Universidade é tema de roda de conversa e oficina no pátio do Câmpus de Paranaíba, com discussões, atividades e dinâmicas sempre a partir das 20h40.

A música, a poesia, o desenho e outras atividades artísticas auxiliam na redução da ansiedade e melhoram a saúde mental. Pensando no bem-estar da comunidade universitária, o Festival Mais Cultura promove atividades abertas ao público entre os dias 23 e 29 de setembro.

O programa Todas as Artes recebe o Grupo Madrigal UFMS, um projeto de extensão coordenado pelos professores Manoel Câmara Rasslan e Jorge Augusto Mendes Geraldo que promove apresentações de peças de diferentes períodos da música, desde canções renascentistas até contemporâneas e brasileiras.

Também de 23 a 29 de setembro, será promovida a 18ª Primavera dos Museus, ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, com participação do Museu de Arqueologia (Muarq) da UFMS. A programação incluirá duas exposições, uma sobre arte indígena e outra sobre a megafauna do quaternário da Serra da Bodoquena, além das atividades desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Museus.

A saúde mental do jovem sul-mato-grossense também é o foco da Semana Estadual da Juventude, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania. O Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul, a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e as pró-reitorias de Gestão de Pessoas e de Assuntos Estudantis da UFMS realizam a mesa-redonda Ansiedade nossa do dia a dia: cuidados preventivos para saúde mental. A atividade será no dia 24, das 8h às 11h, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS para todos os câmpus.

No dia 26, das 19h às 21h30, será a vez de pais e filhos com idade entre 8 e 13 anos participarem do evento Uma noite no Muarq. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com vagas limitadas.

Para garantir a qualidade de vida, a saúde também precisa estar em foco. No dia 27, das 8h às 11h, o Corredor Central da Cidade Universitária dará espaço para o Corredor da Saúde Mental, com apoio das ligas acadêmicas da UFMS e parceiros externos. A programação também integra a Semana Estadual da Juventude.

Finalizando a programação, a edição de setembro do Sábado no Parque será promovida no dia 28, a partir das 8h. Crianças e adultos podem participar de atividades em família gratuitas e conhecer os monumentos do Parque da Ciência, localizado na Esplanada do Morenão, na Cidade Universitária.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Thalia Zortéa