Campanha Eu Respeito de outubro celebra a Pessoa

A Universidade é feita por pessoas que, em sua diversidade, contribuem para fazer da UFMS a maior e melhor Instituição de ensino pública, gratuita, inclusiva e de qualidade de Mato Grosso do Sul. Pensando nelas, a campanha Eu Respeito de outubro tem como tema a Pessoa. Em alusão ao mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor rosa.

O mês de outubro é lembrado pela comemoração do dia das crianças, no dia 12. Para celebrar a data, as brinquedotecas da Cidade Universitária e dos câmpus devem promover uma série de atividades ao longo do mês para as crianças atendidas. No Câmpus de Coxim, também haverá uma arrecadação de brinquedos e materiais escolares.

Neste mês, serão realizadas duas mesas-redondas com o tema Além das notas: reflexões sobre os obstáculos no aprendizado, no Câmpus de Chapadão do Sul. As atividades ocorrerão no dia 1º, das 13h às 15h e 2, das 18h30 às 20h, e devem abordar possíveis causas para as dificuldades de aprendizagem e apresentar técnicas de estudos.

Colocar o corpo em movimento é fundamental para a saúde. Pensando nisso, a Universidade promove aulas de yoga mensalmente. Em outubro, a ação será no dia 5, às 8h, na sala multidisciplinar da Faculdade de Educação, localizada próxima às quadras esportivas da Cidade Universitária. Para participar, é necessário fazer a inscrição no link e, no dia da aula, levar tapetes para a prática e ficar sem se alimentar uma hora antes da aula.

Já no dia 12, às 9h, as artes marciais marcam seu espaço na Universidade com o torneio educativo de karatê Kyokushin Budokai. O campeonato será realizado na Academia Escola da Cidade Universitária.

Entre as comemorações de outubro, está também o Dia Internacional do Idoso. Para celebrar a data, o Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa preparou um ciclo de oficinas entre os dias 14 e 21 deste mês. Com o tema Retratos do Tempo, a ação será realizada na Cidade Universitária em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.

No dia 16, o projeto de iniciação esportiva para prática de ciclismo Polo Pedalando para o Futuro na UFMS realiza suas primeiras atividades. O projeto deve atender filhos e netos de servidores ativos e aposentados, sendo que o edital de inscrição tem previsão para ser publicado no início do mês de outubro.

O contato com a natureza pode gerar benefícios físicos, sociais e mentais. Pensando nisso, a Universidade promove nova edição do projeto Trilhas Urbanas UFMS: descubra a biodiversidade da Cidade Universitária. No dia 21, às 8h, será feita uma trilha botânica, com concentração de saída no Corredor Central. Já no dia 21, às 7h, será a vez da trilha para observação de aves, com saída em frente à Biblioteca Central.

Em outubro, a Universidade será palco do Integra UFMS 2024, o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 21 e 25 de outubro, o Ginásio Moreninho acolhe o conhecimento, com trabalhos técnicos, científicos, artísticos e culturais desenvolvidos por estudantes, egressos e servidores.

A promoção da saúde também é peça-chave para a valorização da pessoa. Neste mês marcado pela campanha conscientização sobre o câncer de mama, serão promovidas atividades em alusão à campanha durante a semana do Integra UFMS 2024, na Cidade Universitária. Com intuito de chamar a atenção para a importância do cuidado e do respeito à mulher, as ações incluem campanhas de divulgação sobre cânceres de mama e cérvico-uterino, atividades ligadas à campanha Todos por Elas, sobre o combate ao feminicídio, e também ações que devem abordar a saúde da mulher nos vários ciclos de vida, em alusão ao Dia Internacional do Idoso.

Para os interessados em participar do processo seletivo de Movimentação Interna e Reingresso nos cursos de graduação no primeiro semestre de 2025, as inscrições serão abertas a partir do dia 21 deste mês.

A troca de experiências e perspectivas culturais também é um fator importante para a valorização da pessoa. No dia 25, será promovido o 2º Café Internacional da UFMS, na Cidade Universitária. O evento, aberto à comunidade universitária e gratuito, tem como foco proporcionar interação entre diferentes culturas e incentivar a integração social e acadêmica de estudantes e professores estrangeiros.

A importância da inclusão social também é o foco de atividades realizadas em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em outubro. No dia 28, às 8h30, será promovida uma roda de conversa sobre as vivências e experiências de pessoas com deficiência na Educação Básica e Superior. A ação, aberta para a comunidade interna e externa, deve ocorrer na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Em alusão à data, ainda são previstas atividades de exposição no Corredor Central.

O mês se encerra com o incentivo à prática da leitura. Entre os dias 28 e 31, as bibliotecas da Universidade serão palco de exposições, treinamentos, oficinas, palestras e atividades lúdicas, em alusão à 11ª Semana do Livro e da Biblioteca, comemorada nacionalmente. As atividades serão gratuitas, sem necessidade de inscrição, na Cidade Universitária e nos câmpus.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Alíria Aristides