Uma das missões da Universidade é desenvolver e compartilhar o conhecimento, o que promove a qualificação de profissionais, a transformação social e o crescimento sustentável. Pensando nisso, a campanha Eu Respeito de novembro tem como tema o Conhecimento. Ao longo do mês, o Monumento Símbolo será iluminado na cor azul, em alusão à campanha de conscientização sobre prevenção do câncer de próstata.
O mês de novembro começa com promoção de cultura e resgate histórico. Até o dia 1ª, as exposições UFMS 45 anos e UFMS Além dos Olhos permanecem nos Câmpus de Paranaíba e Três Lagoas. A visita às exposições permite conhecer a história e as conquistas da Universidade ao longo dos seus 45 anos e conferir as fotos vencedoras do concurso fotográfico que vão compor o calendário institucional de 2025. Ainda este mês, as próximas paradas das exposições serão os Câmpus de Coxim e de Chapadão do Sul.
O incentivo à cultura no ambiente universitário segue no dia 1º com a realização do Concerto de Violão Flamenco, com o violonista mexicano Misael Barraza-Diaz. O evento é aberto, sem necessidade de inscrição prévia, e será realizado a partir das 18h30 no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira, na Cidade Universitária.
Novembro é lembrado como o Mês da Consciência Negra para dar destaque à luta, orgulho e resistência do povo negro. Em alusão à data, será realizado o evento Afrocentrismo e os estudos pós-coloniais: possibilidades para a descolonialidade do saber. A atividade será promovida entre os dias 1º e 25 deste mês, em formato híbrido, totalizando carga horária de 30h. Interessados podem se inscrever aqui.
Entre os dias 4 e 14 deste mês, a Universidade promove a Semana do Lixo Zero em todos os câmpus. A ação tem como objetivo mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a sustentabilidade e preservação ambiental. Serão promovidas diversas atividades, como a coleta de lixo eletrônico, criação de horta, coleta de tampinhas, plantio de árvores, além de palestras e exibição de filmes e documentários temáticos sobre sustentabilidade.
Com intuito de preparar servidores para a aposentadoria, será oferecido um curso remoto nos dias 4, 6 e 8, das 7h às 11h. O objetivo da ação é promover a reflexão sobre esse novo estágio de vida, com suas possibilidades e mudanças, e auxiliar o servidor no planejamento da vida pós-aposentadoria, além de estimular reflexões sobre o processo de envelhecimento ativo e saudável, o que inclui cuidados com a saúde física e mental.
Entre 6 e 8 de novembro, será realizada a 4ª Semana de Educação e Formação Docente da Faculdade de Educação, na Cidade Universitária. O evento gratuito e aberto terá como tema Ensino, Pesquisa e Extensão imersos na Rota Bioceânica, com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. As inscrições e demais informações estão disponíveis na página.
Uma das formas de promover a troca de conhecimento no âmbito universitário é a realização de atividades acadêmicas. Pensando nisso, no dia 11, às 19h, será promovida uma palestra sobre o livro Maria d’Apparecida: negroluminosa voz, escrito pela jornalista e escritora Mazé Torquato Chotil. A obra conta a história da cantora lírica que fez sucesso em Paris e, após um acidente, passou a difundir a MPB na França. O evento aberto e gratuito será no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária.
Até o dia 11, estudantes de graduação, pós-graduação e professores da Universidade podem participar da avaliação das disciplinas ministradas no segundo semestre. O procedimento, voluntário e anônimo, deve ser realizado por meio do Sistema de Avaliação Institucional.
Em novembro, serão também encerradas as inscrições para ingresso na Universidade por meio do Vestibular e do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS 2025. Quem deseja participar das provas tem até o dia 13 para se inscrever, por meio da página ingresso.ufms.br.
No último domingo de novembro, 24, estudantes de 17 cursos de licenciatura da UFMS realizam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. O Exame integra um sistema nacional de avaliação do Ensino Superior e permite avaliar o processo formativo que o estudante recebeu pela Universidade. Serão avaliados cursos da Cidade Universitária e dos câmpus do Pantanal, Aquidauana, Paranaíba, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Nos dias 26 e 27, será promovido o curso Caminhos inclusivos na Educação Superior, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão. O evento disponibiliza 30 vagas para servidores, que podem se inscrever aqui.
No mês de celebração ao conhecimento, o Cursinho UFMS promove um aulão final gratuito para estudantes que farão o Vestibular e PASSE UFMS, no dia 28. O evento terá início às 18h30, no Teatro Glauce Rocha. A entrada é gratuita e está aberta a todos os interessados sem necessidade de inscrição.
A presença de pessoas idosas no ambiente universitário é uma das formas de fomentar o conhecimento na Instituição, por meio da troca intergeracional. Por isso, no dia 29, os participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa participam de um jogo de bocha, um esporte de precisão que envolve lançar bolas o mais próximo possível de uma bola-alvo. O evento será realizado às 8h, no Ginásio Moreninho.
Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Alíria Aristides