Campanha Eu Respeito de novembro tem como tema o Conhecimento

Desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país. Esta é a missão da Universidade, ou seja, o propósito que direciona as ações que fazem da UFMS uma instituição de excelência. Pela importância da geração e compartilhamento de saberes, a campanha Eu Respeito de novembro tem como tema o Conhecimento. O mês também é lembrado pela campanha de conscientização sobre a saúde do homem e a importância da prevenção do câncer de próstata e, em alusão à data, o Monumento Símbolo será iluminado com a cor azul. 

O mês de novembro começa com muita música, a partir da gravação das canções selecionadas no Festival Universitário da Canção. No dia 2, os finalistas participam da gravação das músicas, que serão disponibilizadas para votação no canal da TV UFMS. A gravação será aberta ao público, entre as 13h e 19h, no Teatro Glauce Rocha. 

A divulgação de conhecimento é central no Vem para a UFMS, programa institucional que promove uma série de ações em novembro. No dia 7, o projeto Ciências nas Escolas realiza feiras de ciências com estudantes da UFMS em escolas de Campo Grande, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Nova Andradina e Naviraí. Já nos dias 17 e 21 deste mês, turmas do Ensino Médio devem conhecer virtualmente laboratórios e conversar com pesquisadores da Cidade Universitária, por meio do projeto Ciência pra quê?

O conhecimento segue sendo celebrado e reconhecido na Universidade com a premiação dos melhores trabalhos do Integra UFMS, maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. No dia 7, em evento on-line realizado a partir das 16h, os pesquisadores e pesquisadoras que foram melhor avaliados pela comissão organizadora de acordo com critérios como postura, qualidade técnica e domínio do tema. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Novembro também é lembrado como o Mês da Consciência Negra, comemorado no dia 20, para dar destaque para a luta, orgulho e resistência do povo negro. Entre os dias 6 e 13 de novembro, haverá programação especial aberta ao público interno e externo, com rodas de conversa, exposições, oficinas, palestras, apresentações musicais e varal de poesias e citações na Biblioteca Central, na Cidade Universitária.

Entre os dias 9 e 15 de novembro o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas promove o 7º Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial: Por uma Pedagogia Decolonial. O evento é gratuito e será realizado no auditório da Escola de Administração e Negócios, na Cidade Universitária.

No dia 10 de novembro, o Câmpus de Chapadão do Sul realiza uma palestra sobre acolhimento e intervenção na superação de dependências químicas, com a presença de representantes da Associação Terapêutica Gileade. O evento ocorre a partir das 7h, no anfiteatro do câmpus.  

Outro destaque do mês é a conclusão de dois importantes processos seletivos para ingresso na UFMS: o Vestibular e o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS, que oferecem mais de 10 mil vagas. As inscrições seguem abertas até o dia 16 e os interessados conferir detalhes sobre os cursos e as informações sobre as provas presenciais e on-line na página.

No dia 19, a comunidade universitária pode participar do 1º Cicloturismo: conhecendo Campo Grande sobre duas rodas. O encontro, promovido pelo Curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios em parceria com a Secretaria de Turismo de Campo Grande, busca aliar o conhecimento sobre o corpo e a cidade por meio da prática de ciclismo.  Os participantes farão o trajeto de início na Esplanada Ferroviária. 

As atividades do mês de novembro também remetem ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrada no dia 25. Em alusão à data, a Universidade realiza no dia 24 o seminário Enfrentamento e prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, haverá troca de experiências entre a rede de atenção em saúde e a Universidade no enfrentamento e combate ao tema.

No último domingo de novembro, 26, mais de mil estudantes da UFMS realizam o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. O Exame integra um sistema nacional de avaliação do Ensino Superior e permite avaliar o processo formativo que o estudante recebeu pela Universidade. Neste ano, serão avaliados 25 cursos da Cidade Universitária e dos Câmpus de Chapadão do Sul, de Coxim, de Naviraí, de Nova Andradina e de Três Lagoas.

Para fechar o mês de celebração ao conhecimento, o Cursinho UFMS promove um aulão final gratuito para estudantes que farão o Vestibular e PASSE UFMS, no dia 29. O evento terá início às 18h30, no Teatro Glauce Rocha. A entrada é gratuita e está aberta a todos os interessados sem necessidade de inscrição.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Alíria Aristides