Campanha Eu Respeito de junho celebra o Meio Ambiente

Estudantes, servidores e colaboradores da UFMS se dedicam dia a dia para construir um futuro melhor para a sociedade. E para que este futuro se torne realidade são necessárias ações sustentáveis. Para incentivar a sustentabilidade, o tema da campanha Eu Respeito de junho é o Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 5. Em alusão ao mês voltado à conscientização sobre a preservação da natureza, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor verde.

O mês começa com a visita do programa Vem pra UFMS às escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão contempladas 13 escolas em nove municípios e a iniciativa deve atingir cerca de 3,5 mil alunos da Educação Básica. Na ação serão apresentados 124 projetos da Universidade, que abordam temas diversos, como meio ambiente, tecnologia, saúde, comunicação, educação, entre outros. O objetivo é popularizar o conhecimento produzido na Instituição.

No Dia Mundial do Meio Ambiente serão realizadas diversas atividades na Cidade Universitária e nos câmpus, como o debate “Meio Ambiente, empreendedorismo e mercado de trabalho: conexões para um futuro sustentável”, na Cidade Universitária, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. Estão previstas duas palestras e os interessados devem preencher o formulárioTambém na Cidade Universitária, estão previstas atividades como palestras, debates, oficina terapêutica, stand de apresentação do microplástico, coleta de resíduos no Lago do Amor, tenda da água, visita ao cerradinho e planejamento de trilha com ações de educação ambiental, ações de divulgação científica para a educação ambiental e a live com a educadora ambiental do Reino Unido Ashleigh Marshall. 

No Câmpus do Pantanal, o tema da conscientização será introduzido de forma divertida, com a gincana ambiental. No Câmpus de Aquidauana também haverá uma gincana, além da palestra sobre a poluição plástica e os efeitos no ecossistema pantaneiro e a exposição sobre o Dia do Meio Ambiente. O Câmpus de Coxim preparou uma palestra, atividade com alunos da Educação Básica e o plantio de árvores. No Câmpus de Chapadão do Sul, os estudantes participarão do webinário Diversidade Microbiana, evento voltado para a agricultura sustentável. 

No Câmpus de Três Lagoas está prevista a recepção de alunos de escola estadual para uma visita aos laboratórios do Curso de Ciências Biológicas, além da divulgação das atividades do Laboratório de GeoAgrária. No câmpus de Nova Andradina, a comunidade poderá participar do drive-thru da reciclagem e do plantio de árvores. No Câmpus de Ponta Porã, também haverá plantio de árvores, além de palestra sobre lixo eletrônico. O Câmpus de Paranaíba planejou o Cine Meio Ambiente, a oficina de compostagem e o diagnóstico de resíduos sólidos. A programação completa, com datas e locais, está disponível aqui

O descarte adequado do lixo e a reciclagem também são temas relevantes para a preservação. A Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico será realizada entre os dias 5 e 7 de junho, na Faculdade de Computação. A população pode entregar materiais como computadores, notebooks, tablets, celulares, mouses, teclados, videogames, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de pequeno porte.

No dia 16, a Cidade Universitária estará em festa com o Arraiá UFMS 2023, que será realizado a partir das 20h, na esplanada do Estádio Morenão.

O mês de junho é marcado pela queda das temperaturas, quando os casacos e cobertores saem dos armários. Para ajudar aqueles que precisam de agasalho, o Câmpus de Chapadão do Sul organizou uma campanha para a arrecadação de roupas, a partir do dia 20.

Nos dias 20 e 21 de junho, será realizado o evento em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, com a participação da Liga Acadêmica de Direito Internacional dos Refugiados e professores da Faculdade de Direito e do Câmpus do Pantanal. O 2º Encontro Estadual da Rede Local de Migração é uma rede formada por instituições que atuam com a pauta, como a UFMS. O evento é gratuito é realizado no formato híbrido. 

A cultura também é destaque na programação do mês de junho. Nos dias 21 e 22, o Teatro Glauce Rocha recebe a ópera do compositor Cyro Delvizio, em mais uma edição do Movimento Concerto. 

A música também é tema do programa Todas as Artes, da TV UFMS. Neste mês, o programa fará uma reportagem sobre o chamamé e a nova geração de músicos da cena em Mato Grosso do Sul, a partir de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Música da UFMS. 

Com foco em abordar possibilidades e auxiliar na elaboração ou incremento de projetos de vida, a Universidade oferece o curso de Preparação para a Aposentadoria, nos dias 20, 22, 27 e 29 de junho. A capacitação será on-line, para servidores de todos os câmpus, e as inscrições estão abertas.

O mês de junho termina com mais debates. O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado no dia 26 de junho e a Universidade preparou uma palestra sobre o efeito do uso das substâncias no corpo e na sociedade. O evento é aberto ao público a partir dos 12 anos e será realizado no Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. 

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha