Ciente de que os cuidados com o corpo e a mente são importantes para garantir longevidade e vitalidade, a Universidade promove diversas ações relacionadas ao bem-estar ao longo de todo o mês, dentro da campanha Eu Respeito de abril, que tem como tema a Saúde.
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde e ao mês de conscientização sobre segurança no trabalho, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor verde.
O mês começa com atividades de combate ao tabagismo, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a dependência química da nicotina e o risco das doenças causadas pelo cigarro. A ação ocorre entre os dias 1º e 15, e é organizada pela empresa júnior Humaniza, do curso de Enfermagem da Cidade Universitária.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, será lembrado no Câmpus de Nova Andradina, com uma programação dedicada ao tema com nove dias de atividades, com mesas redondas e rodas de conversa, em parceria com instituições do município.
Abril também será marcado pela abertura do agendamento para visitas de grupos escolares no Parque da Ciência. O espaço reabre no dia 10 com uma nova atração: uma geodésica irá atrair a atenção das crianças e adolescentes para as aulas de geometria.
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, a Universidade prepara atividades na Cidade Universitária e nos Câmpus. No dia 5 de abril, o Corredor Central da Cidade Universitária será transformado no Corredor da Saúde, com a participação das Ligas Acadêmicas para orientações sobre os cuidados com o corpo e a mente, além de aferição de pressão arterial, medição de IMC, entre outras atividades.
No Câmpus de Chapadão do Sul, o Corredor da Saúde será realizado no dia 12, com a campanha de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e testes rápidos. Também estarão disponíveis vacinas de rotina e de Covid-19. No Câmpus do Pantanal, o Corredor da Saúde também será no dia 12, com orientações sobre os serviços de saúde do município.
Já o Câmpus de Três Lagoas preparou as “Vivências de atenção plena”, com o foco em auxiliar os participantes com a concentração, para manejar o estresse e melhorar o bem-estar e qualidade de vida. As atividades serão realizadas todas as terças-feiras do mês. O Câmpus de Paranaíba, por sua vez, programou as atividades para o dia 19, com a apresentação de projetos de extensão relacionados à saúde, aferição de pressão, cálculo IMC, testes rápidos de ISTs, vacinação e orientação sobre atualização do cartão do Sistema Único de Saúde.
A prática de esportes oferece uma série de benefícios. Com o objetivo de incentivar que estudantes se movimentem e para selecionar atletas para compor as equipes da Universidade em futuros torneios, será realizado o Torneio Interatlético UFMS de Basquete. A competição será realizada na Cidade Universitária nos dias 8, 9, 15 e 16.
A Cidade Universitária ainda recebe a carreta do Hospital do Amor, que realiza 290 mamografias em estudantes, servidoras e colaboradoras terceirizadas, entre os dias 10 e 14 de abril.
Ainda com a saúde em foco, será realizada entre os dias 10 e 15 de abril a 27ª Jornada de Farmácia da UFMS, com o tema “Multiverso da profissão farmacêutica”. Na mesma semana, a Universidade promove a campanha para o descarte adequado de medicamentos vencidos ou em desuso.
Os estudantes de todos os câmpus poderão participar do Workshop Ciência, com dois dias de programação sobre pesquisa e inovação. As atividades serão realizadas no formato remoto a partir do dia 25 e o tema da conversa será “Mulheres na ciência e inovação: uma aproximação entre a UFMS e o setor privado”, com Mirjam Goring, da empresa Pousada Canto do Bambu, a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição Luciana Miyagusku e a coordenadora de projetos e negócios da Agrotec, Carolini Gonçalves. Já no dia 26, a palestra será sobre “Biomimética e inovação: como a imitação da natureza pode gerar soluções sustentáveis para a indústria farmacêutica”, com o professor do Instituto Federal do Mato Grosso Caio Fernando Ramalho de Oliveira.
O mês de abril também é lembrado pela celebração aos povos indígenas e o Câmpus de Aquidauana terá uma programação especial para celebrar a diversidade cultural. O Abril Indígena terá palestras, mesas redondas, apresentações culturais e haverá, ainda, a vacinação dos indígenas com a vacina bivalente para Covid-19, no dia 27. Também em celebração à data, o projeto de Valorização das Pessoas desenvolverá atividades com servidores e estudantes na Cidade Universitária.
A música também promove o bem-estar e benefícios para a saúde, como a redução do estresse e melhora da ansiedade. A programação do mês inclui o 6º Festival e Simpósio Internacional de Violão em Campo Grande entre os dias 17 e 22. O evento trará apresentações artísticas e atividades didáticas e científicas sobre o violão.
Ainda falando em cultura, o programa Todas as Artes apresenta a exposição “Impressões originais dos séculos 15 a18”, disponível na Biblioteca Central da Cidade Universitária. A exposição em gravuras é de autoria do professor Petr Melnlkov.
Para o cuidado com a saúde dos servidores, a Clínica Escola Integrada realizará atividades com o objetivo de identificar fatores de risco. Serão oferecidas avaliações que envolvem a aferição da pressão arterial, a medição da relação cintura-quadril e o índice de massa corpórea. A ação ocorrerá no dia 19, das 7h às 11h, e no dia 25, das 13h às 17h, na Cidade Universitária.
Em alusão à campanha Abril Verde, de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho, será realizada uma palestra on-line no dia 27. O debate tem o objetivo de difundir ações de acolhimento relacionadas à saúde ocupacional dos servidores.
Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Mylena Rocha