Uma saúde plena é fundamental para garantir o bem-estar físico, mental e social. Pensando nisso, a Campanha Eu Respeito de abril tem como tema a Saúde. Em alusão à campanha, o Monumento Símbolo permanecerá iluminado à cor verde ao longo do mês.
A saúde estará em foco no Câmpus de Ponta Porã com a realização de campanha para que os estudantes atualizem a carteira de vacinação. A ação ocorre ao longo de todo o mês, com atividades para conscientizar a comunidade universitária sobre a importância de se vacina e sobre a imunização para Influenza, já disponível para os professores. A Clínica Escola Integrada da Cidade Universitária também oferece a vacinação contra a gripe.
Ao longo de abril, estudantes, servidores e colaboradores podem inscrever filhos ou crianças sob sua guarda para participar das atividades na Brinquedoteca da Cidade Universitária. Foram abertas sete turmas, para crianças de 2 a 10 anos. O cadastro deve ser feito pelo responsável aqui. As inscrições permanecem abertas até outubro e podem ser realizadas até o dia 20 de cada mês.
Professores interessados em realizar aulas de campo no primeiro semestre letivo podem solicitar recursos financeiros somente até hoje, 1º. Também é possível solicitar itens de custeio e auxílio financeiro para ações de ensino cadastradas e aprovadas. O envio de propostas para as duas seleções podem ser feitas pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).
A partir do dia 2, a Clínica da Faculdade de Odontologia retoma os atendimentos odontológicos oferecidos para a comunidade interna e externa. Os interessados deverão realizar o cadastro disponível no link e aguardar a chamada para a triagem.
No dia 11, a partir das 17h, os grandes vencedores do Festival Universitário da Canção (FUC) serão anunciados, com transmissão ao vivo pela TV UFMS. A premiação apresenta os ganhadores da Melhor Canção Popular; Melhor Canção de Câmara; Melhor Intérprete; Melhor Compositor; compositor revelação e Melhor Letra de Canção Popular. Ainda falando em cultura e FUC, o programa Todas as Artes de abril celebra o festival e os vencedores da edição deste ano.
O mês de abril também é marcado pela celebração aos povos indígenas. No dia 10, o Corredor Central da Cidade Universitária recebe apresentações de danças tradicionais Terena, Guarani Nhandeva e Kadiwéu. Além disso, haverá exposição de artesanatos. As atividades serão realizadas das 11h às 12h30.
Com foco na sustentabilidade, a Universidade promove a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico entre os dias 15 e 19. Pessoas da comunidade podem levar equipamentos eletrônicos funcionais e realizar doações, assim como fazer o descarte de equipamentos não funcionais. A ação será realizada na Faculdade de Computação, na Cidade Universitária.
Manter o exercício físico em dia é fundamental para o bem-estar físico e mental. Pensando nisso, entre os dias 23 e 30 serão promovidas atividades físicas nas quadras esportivas da Cidade Universitária, com aulas de alongamento, ritmos e ginástica aeróbica. As atividades são abertas para toda a comunidade universitária e não é necessário fazer inscrição prévia. A recomendação é vestir, preferencialmente, uma roupa confortável e adequada para a prática de atividade física e levar garrafa d’água.
No dia 26, o Corredor Central da Cidade Universitária se transforma em um espaço de orientação e conscientização. Realizado uma vez por ano, o Corredor da Saúde promove a prevenção de doenças e a promoção da saúde com atividades educativas e interativas, além da vacinação, aferições e outras intervenções, realizadas por profissionais, estudantes de cursos da área da saúde, ligas acadêmicas, Programa de Educação Tutorial Saúde, grupos de apoio e projetos de pesquisa e extensão. A ação também terá a participação da Secretaria Municipal de Saúde.
O mês de abril encerra com o primeiro Festival da Juventude, que será realizado na Cidade Universitária entre os dias 25 e 28 de abril. Ao longo da semana, serão promovidos concursos, lançamento de livros e bate-papo com autores renomados, shows, apresentações de teatro, dança e a batalha de rima.
Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Alíria Aristides