Nova reitora estará à frente da Universidade pelos próximos quatro anos
Nesta segunda-feira, 28, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo para a reitora Camila Ítavo, que estará à frente da Instituição pelos próximos quatro anos. No Dia do Servidor Público, a solenidade no Teatro Glauce Rocha teve a presença de estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFMS, além de autoridades municipais, estaduais e federais.
“Hoje estamos renovando a esperança. Sou reitora, mas antes sou professora da Universidade. Há um tempo atrás eu era estudante. Isso me reveste de muito amor e esse sentimento me ajuda agora a cuidar dos estudantes, dos meus colegas professores e técnicos e pensar em uma UFMS cada vez melhor. Estamos entre as melhores do mundo, melhoramos o conceito dos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Partimos dos 18 mil estudantes para 40 mil. Temos que fazer ainda mais pelas pessoas, ajudando os municípios, o estado de Mato Grosso do Sul, o país, pois a ciência e a educação são fundamentais para o desenvolvimento social, econômico, para que as pessoas tenham melhores condições de vida, dignidade e desenvolvimento”, falou.
A nova reitora cumprimentou a todos os estudantes, grupos e representações estudantis e disse que é por eles que a Universidade existe, agradeceu a todos os técnicos-administrativos e professores pela dedicação e parabenizou os servidores públicos pelo seu dia. “Me sinto extremamente honrada por ter sido eleita democraticamente, por ter tido apoio da maioria nos três segmentos, estudantes, técnicos e professores, e por ter tido a confiança do nosso ministro Camilo Santana, também do nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesse respeito do desejo da Universidade. […] Essa missão se torna mais especial porque vou suceder o professor Marcelo Turine, que ao longo dos últimos anos, com muito trabalho, estratégia e inovação impactou positivamente a história da nossa Universidade. […] Mais do que um companheiro de trabalho, parceiro de jornada, você é um grande amigo, agradeço pela generosidade, parceria e por me iluminar nesse processo de amar a nossa UFMS, desejo sucesso e conto contigo”, disse.
Ao lembrar sua trajetória, a reitora enfatizou que quis ser professora por vocação e também porque pôde mudar sua vida pela educação. Formada na Universidade Federal de Viçosa, mestre pela UFMS e doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, trabalhou na iniciativa privada e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Tenho certeza que todos nós compartilhamos histórias de vida transformadas pela educação e convido para que, juntos, com muito diálogo, perseverança e trabalho, que a gente tenha uma Universidade cada vez mais inovadora, sustentável e humana. Sozinhos perecemos, o coletivo nos fortalece, a multiplicidade de olhares nos fortalece e permite inovar. Unidos trabalharemos para que todos tenham uma formação completa, técnica, mas acima de tudo, humana e cidadã”, falou.
“Toda equipe de gestão está unida na composição de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, ou seja, como queremos a UFMS entre 2025 e 2030. Faremos uma série de rodadas da UFMS Participativa. Além de ir a cada município onde estamos presentes, queremos deixar aberta a participação de todos os cidadãos sul-mato-grossenses. Entre os eixos que queremos dar um novo incremento estão a inovação e cursos com mais qualidade, ampliar ainda mais a inclusão, para termos uma Universidade cada vez mais humana e também mais sustentável. A UFMS é responsável pela formação dos novos líderes, de profissionais que vão cuidar de nós e do meio ambiente, que serão estrelas responsáveis pela construção de uma comunidade melhor, um mundo melhor”, enfatizou.
Sobre a escolha da nova equipe, Camila destacou como principal qualidade a competência nas relações interpessoais. “Priorizamos não apenas a competência técnica, mas também a competência nas relações humanas. Isso é algo que eu quero fortalecer muito como mulher, como profissional. Estabelecemos um recorde de participação de mulheres na gestão, algo muito importante. Também queremos mais equilíbrio entre professores e técnicos. Porque assim caminhamos lado a lado, homens e mulheres, professores e técnicos de diferentes tempos, de diferentes áreas do conhecimento, pois considero extremamente importante essa multiplicidade de olhares, de vivências, para que possamos ter um olhar mais apurado e cuidadoso, a fim de formular e executar uma política pública para todos”, falou.
A reitora também citou os principais desafios à frente da Instituição. “Já temos um desafio natural, que são as restrições impostas pelo orçamento, com a qual temos aprendido a lidar nos últimos anos. Por isso, aproveito para agradecer todas as parcerias já estabelecidas. Conto com elas nessa nova gestão. Especialmente quero agradecer à nossa bancada federal, aos nossos senadores e deputados pela destinação de emendas. À todas as empresas e instituições, peço que continuem conosco nos ajudando a realizar sonhos”, agradeceu. “Também agradeço muito ao Governo Federal que tem feito um árduo trabalho para a liberação dos recursos. Com mais recursos, oferecemos mais oportunidades, mais bolsas, melhor infraestrutura, para atender nossa comunidade, nossa sociedade”.
Emocionada, Camila Ítavo finalizou o discurso agradecendo a Deus e à família pelo imenso apoio e compreensão em suas ações, por serem luz em sua vida, ao professor Albert Schiaveto e todos os colegas que disseram sim à missão na gestão e à dedicação à sociedade, aos amigos, aos colegas da UFMS e estudantes. “Deixo um pedido especial, que resgatemos o que fomos, a criança que foi estudar, o coração de estudante, para cuidarmos da vida, do mundo, do outro, da amizade, da Universidade, com muitos desafios, mas alegria e muitos sonhos”, finalizou.
Despedida
Em seu discurso de encerramento de mandato, o professor Marcelo Turine agradeceu a presença de todos e o apoio de toda a comunidade universitária e parceiros institucionais durante sua gestão. Agradeceu também sua esposa, filhos e seus pais pela compreensão com sua dedicação à Universidade e expressou a emoção em apontar o avanço conquistado, citando pontos de seu discurso de posse como reitor em 2016 e os feitos nestes oito anos. “A emoção é grande. Estou feliz por entregar uma Universidade muito melhor do que recebi, esse é o melhor legado de um gestor público. A UFMS é hoje uma das melhores universidades do mundo e do Brasil, tudo que sonhamos desde 2016, quando tomei posse, realizamos e realizamos muito mais. Hoje somos uma UFMS nota 10, nota máxima no recredenciamento institucional e de educação a distância pelo MEC. Muito obrigado a toda a comunidade universitária por terem colaborado com esse sonho”, discursou.
Turine destacou que a Universidade cresceu mesmo em momentos de crise, ao lembrar da pandemia, agradeceu a Deus pela vida, pela saúde e à comunidade pelo empenho. Citou como realizações de seu mandato a implantação de um modelo excelência de gestão de reconhecimento nacional e internacional; o aumento substancial na quantidade de estudantes, que antes era de 18 mil e hoje é de 40 mil; a inovação no ingresso com novos processos; e a realização da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2019, entre outras ações. “Somos uma referência enquanto Universidade no Tribunal de Contas da União, tanto na questão de governança e gestão pública, e também no Ministério de Educação. Hoje a UFMS é uma das melhores do mundo de acordo com vários rankings e é a única entre as federais onde o Conselho Universitário aprovou que, além do ensino, pesquisa e extensão, deverá priorizar também o empreendedorismo, a inovação e desenvolvimento sustentável. Considero que no combate diário nesses oito anos cumprimos a nossa missão e a promessa de tornar a UFMS um lugar melhor para trabalhar, estudar e viver”, comemorou.
O professor entregou, ainda, exemplares impressos do livro de prestação de contas da sua gestão 2016-2024 à diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Tânia Mara Francisco, e ao vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa.
Cerimônia
O Teatro Glauce Rocha esteve lotado para a cerimônia de transmissão do cargo, com apresentações especiais da banda de música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste (CMO), sob regência do subtenente Jonas; dos professores do Curso de Música Marcelo Fernandes e Ana Lúcia Gaborim; e da estudante do Curso de Música e finalista do Festival Universitário da Canção de 2023, Marta Cel.
Estiveram presentes à cerimônia autoridades federais, estaduais e municipais, além dos integrantes da nova equipe de gestão, servidores, estudantes e convidados. A cerimônia de transmissão do cargo foi aberta por Turine, que recebeu uma homenagem pela sua esposa, a juíza diretora do Foro de Campo Grande, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, e seus filhos Iago e Davi Turine.
A solenidade teve continuidade com a leitura do termo de posse e a transmissão do cargo de reitor. A mãe da professora Camila Ítavo, Regina Célia Brandão, o esposo Luís Carlos Vinhas Ítavo e seus filhos Lucas e Pedro Ferreira Vinhas Ítavo a auxiliaram com as vestes talares, insígnias de sua elevada investidura. O professor Marcelo Turine entregou, então, à nova reitora o capelo de cor branca, que simboliza a soma de todo o conhecimento humano, com o qual, Camila conferirá o grau acadêmico e os títulos de doutor Honoris Causa nas solenidades oficiais da UFMS.
Nessa cerimônia também foram empossados o vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto; os pró-reitores de Graduação, Cristiano Argemon; de Orçamento, Planejamento e Finanças, Dulce Tristão; de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabricio Frazilio; de Gestão de Pessoas, Gislene Silva; de Administração e Infraestrutura, Hércules Sandim; de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla; e de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol; além dos diretores da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, Anderson de Araújo; da Agência de Educação Digital e a Distância, Daiani Riedner; da Agência de Internacionalização, Gustavo Câncio; da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro; e da Agência de Inovação, Saulo Moreira. A reitoria ainda contará com a assessoria do auditor-chefe, André Assunção; do procurador jurídico, Dr. Felipe Rondon; do corregedor-chefe, Kleber Watanabe; e da ouvidora-chefe, Mariane Wolf.
A diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Gisele Viana Pires, pediu uma salva de palmas para a Educação e cumprimentou o professor Marcelo Turine, os pró-reitores que fizeram parte da gestão anterior e os que estão iniciando o trabalho. “É um dia de festa, é o dia da democracia. Esta transição foi tão tranquila, porque acho que demonstra a excelência do seu trabalho. É uma Universidade que, sem dúvida alguma, galgou patamares que há oito anos talvez fosse difícil imaginarmos. Quarenta mil alunos, com uma série de ações muito voltadas para a sociedade, como falamos no MEC, a UFMS tem um papel absolutamente fundamental no que tange à sociedade, à política de interiorização, do desenvolvimento social e sustentável. […] Aqui no Centro-Oeste, a Educação está sendo muito bem sedimentada, solidificada e, principalmente, reconhecida a nível nacional pela UFMS”, falou.
O vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, demonstrou alegria em trazer uma saudação à reitora. “Perguntei ao governador que mensagem trazer hoje à UFMS e ele disse que a primeira seria de gratidão, de agradecimento à Universidade. É impossível se imaginar o progresso e desenvolvimento do Estado sem a presença dessa Instituição, desde o Mato Grosso, até hoje. A pesquisa, a ciência, extensão, os programas desenvolvidos ao longo destes anos deram ao MS a capacidade de se tornar o Estado que somos hoje: próspero, que cresceu significativamente, inclusivo, que mais devolve à população os tributos, somos um Estado verde e digital. […] Vocês, Turine e Camila, ao longo destes oito anos, junto com toda esta engrenagem que é fundamental, os servidores públicos, vocês escreveram uma linda história”, destacou.
Em nome da bancada federal, foram convidados para discursar o senador Nelson Trad Filho e o deputado federal Vander Loubet. “Essa é uma sessão solene, que toca a cada um de nós, com um simbolismo de uma transição pacífica, com o apoio da comunidade universitária, que coloca um desafio e uma missão a todos que estão à frente da Instituição liderados pela professora Camila: avançar e evoluir. A UFMS representa o esteio da evolução tecnológica, da busca pela ciência, a pesquisa, fazendo com que a dinâmica e a rapidez do mundo possa ser acompanhada pelos membros dessa conceituada Universidade. A missão pela busca de novos ingredientes para tornar essa Universidade cada vez mais produtiva faz com que antevejamos no horizonte um trabalho árduo e profícuo. Queria ressaltar que a bancada federal de MS sempre esteve pronta para atender as necessidades e demandas da sociedade, em especial das universidades”, falou Trad.
“Turine deixa hoje a reitoria da UFMS depois de oito anos. Hoje é um dia muito especial para todos nós e, principalmente, para a democracia. Quero dizer, Camila, que o desafio é enorme: dar continuidade à gestão do Turine. Essa Universidade é uma antes e outra depois. Ele abriu a UFMS para a sociedade civil, para os movimentos sociais, para a classe política e nos permitiu juntos, construir muitos projetos e no seu momento mais difícil, na questão orçamentária, a bancada foi determinante no auxílio. Assim, conseguimos chegar na ponta, na comunidade”, disse. “Parabéns, Turine! Você deixa um legado enorme e o povo de Mato Grosso do Sul, a academia e o povo de MS reconhece isso. Parabéns, reitora Camila! Tenho certeza que você e sua equipe farão um trabalho de continuidade que permitirá a UFMS ser uma Universidade pública que de fato atenda todos que dela precisam”, ressaltou Loubet.
Para falar em nome dos gestores das instituições de ensino superior do Estado, foi convidado o presidente do Crie-MS, padre José Marinoni. “Hoje o Crie-MS vai ficar órfão. O Turine é uma figura emblemática. Ele é sempre um incentivador, não fica sossegado. Palavras não são suficientes para nosso agradecimento. Vamos guardar com muita gratidão o que você fez durante esses oito anos à frente da UFMS e junto ao Crie-MS. Camila, te conheço há muito tempo. Peço ao bom Deus e a virgem Auxiliadora que abençoe você. Ser reitora é uma grande responsabilidade, um grande compromisso, uma honra, principalmente, com uma Universidade inovadora, sustentável e humana. Falar em educação é falar em respeito, em atenção, em acolhimento, é sermos humanos. Temos pela frente pessoas, são seres humanos que precisam da nossa atenção, nosso cuidado, nosso carinho, nosso amor. Nesse momento te acolhemos no Conselho de Reitores, seja muito bem-vinda”, disse o padre Marinoni. Ele lembrou o educador salesiano Dom Bosco citando que “educação é coisa do coração”. “Temos que dar e demonstrar para os nossos acadêmicos que nós nos amamos e por isso somos educadores, por isso os ajudamos a crescerem conosco. As novas gerações precisam de nós como seres humanos capazes de acolher, entender, amar. Isso é ser educador. Parabenizo a UFMS por tudo o que vem realizando ao longo desses anos”.
Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Geraldo Resende; o deputado estadual Paulo Correia, representando o presidente da Assembleia Legislativa de MS e deputado Gerson Claro Dino; o desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, representando o Tribunal de Justiça de MS; a procuradora-geral adjunta de Justiça Legislativa, Camila Augusta Calarge Doreto, representando o procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, do Ministério Público de MS; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de MS, Luiz Gonzaga Crosara Júnior; o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); o reitor da Universidade Católica Dom Bosco e presidente do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS (Crie-MS), padre José Marinoni; o general de brigada e chefe do Estado-Maior do CMO, Sandro Ernesto Gomes, representando o Comandante Militar do Oeste e general de Exército, Luiz Fernando Estorilho Baganha; o superintendente da Polícia Federal em MS, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo; o delegado da Receita Federal, Zumilson Custódio da Silva; o defensor público-geral do Estado de MS, Pedro Paulo Gasparini; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni; a superintendente federal do Desenvolvimento Agrário de MS, Marina Ricardo Nunes Viana; a superintendente do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, Luciana de Souza Barros; o superintendente Estadual do Ministério da Saúde no MS, Ronaldo de Souza Costa; o delegado e assessor jurídico da Direção-Geral da Polícia Civil, João Eduardo Davanço, representando o delegado-geral da Polícia Civil de MS, Lupércio Lúcio; o comandante da Base Aérea de Campo Grande e brigadeiro do ar, Eric Breviglieri; e a representante dos doutores Honoris Causa pela UFMS Catarina Guató.
A cerimônia foi transmitida pelo canal da TV UFMS. Assista:
Confira mais fotos da solenidade:
Texto: Ariane Comineti e Vanessa Amin
Fotos: Álvaro Herculano e Leandro Benites