Representantes de associações atléticas esportivas novas ou já existentes podem realizar o cadastro ou o recadastramento para o ano de 2024. O período de inscrições tem fluxo contínuo até 31 de dezembro, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, explica que o cadastro serve para reconhecer e apoiar as atléticas na Universidade. “Trata-se de um movimento de livre adesão que promove o esporte e a vida cultural na Universidade. Para que as atléticas possam usufruir de todos os espaços que a UFMS disponibiliza, é necessário o cadastro”, aponta.
As associações esportivas registradas têm prioridade na reserva de espaços esportivos para treinamento, empréstimos de materiais esportivos, apoio a eventos e poderão participar de editais de doação de materiais esportivos. Segundo o pró-reitor, as atléticas cadastradas há mais de um ano devem refazer o procedimento. “As atléticas são muito bem-vindas e bem-vistas dentro da nossa Universidade”, reforça.
A presidente da Psicologia Associação Atlética, Maria Júlia Garcia, comenta sobre os benefícios do cadastramento. “É com ele que conseguimos agendar as quadras para treinos de diversas modalidades, participar de eventos da própria UFMS, como por exemplo, a Volta UFMS, e até mesmo adquirir materiais esportivos para incentivar nossos atletas. Em minha experiência própria, o agendamento de quadras foi uma das melhores ajudas para a Atlética de Psicologia. Conseguimos incentivar os estudantes a praticar esportes, montar treinos com técnicos, para assim disputar os jogos universitários que temos todos os anos”.
Para registrar a associação, o presidente deverá ser o coordenador da proposta. Entre os documentos listados no edital, é preciso comprovar a participação em eventos e atividades nos últimos quatro anos. Para atléticas novas, é preciso comprovar a programação anual e o processo de criação.
Confira o edital aqui.
Texto: Arthur Ayres, Bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica