Cadastro e funcionamento das Ligas Acadêmicas são regulamentados

Os estudantes que coordenam e participam de Ligas Acadêmicas da UFMS devem se atentar às novas normas gerais para cadastro e funcionamento dessas entidades.

Em instrução normativa publicada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), ficam regulamentados os objetivos das Ligas Acadêmicas enquanto ação de ensino, os requisitos para cadastro e vigência dos grupos, os deveres a serem cumpridos, entre outras regras.

“É importante que todos os interessados em compor em uma Liga Acadêmica observem essas normativas. São normativas recentes, elas alteraram normativas anteriores, então é importante que haja a leitura e a compreensão das atividades específicas destinadas para a Liga Acadêmica”, explica a professora Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, diretora de Inovação Pedagógica e Regulação.

O objetivo é alinhar as ligas de todos os câmpus entre si e com a Administração Central. Segundo Heloísa, em breve serão publicados editais de cadastro para inserção das atividades que serão executadas por cada grupo.

Ações de ensino promovidas pela Prograd, como as Ligas Acadêmicas, estão em consonância com o Plano de Desenvolvimento e o Plano Pedagógico institucionais. Elas visam estimular o fortalecimento e o desenvolvimento de todo o ensino de graduação, pois os estudantes que participam destes projetos e programas têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências importantes para sua atuação profissional.

“Nessas ações temos a intenção de consolidar um aprendizado que possa mitigar a evasão e a retenção, e que possa também melhorar os índices de sucesso dos cursos de graduação. Há o incentivo também de produção de materiais institucionais de apoio ao ensino de graduação. Nesse sentido, há também a promoção de ações inovadoras e, consequentemente, de inovações nos projetos pedagógicos”, afirma a diretora.

A instrução normativa na íntegra está disponível abaixo:

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Texto: Leticia Bueno