Cadastramento de centros acadêmicos é simplificado

Até 31 de dezembro, todos os centros acadêmicos (CAs) dos cursos de graduação da UFMS podem realizar o cadastramento junto à Universidade. Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes) Albert Schiaveto de Souza, o processo de cadastro foi simplificado. “Pedimos no novo edital apenas o nome dos representantes, a vigência do mandato, com quem podemos entrar em contato, telefones, e-mails e perfis nas redes sociais, se houver. Também, pedimos um único documento do Diretório Central dos Estudantes (DCE), reconhecendo o CA como oficial na UFMS”, explica.

O objetivo é que os CAs possuam cadastro ativo na Instituição, para facilitar o contato da Proaes. “Para ajudar em diversas questões em relação aos centros acadêmicos, como por exemplo, em conseguir a cessão de um espaço na Universidade para que o centro acadêmico possa fazer suas atividades. Neste caso, a Proaes é interlocutora entre o CA, a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura e a unidade”, comenta o pró-reitor. Para efetivar o cadastro um representante deve acessar o Sigproj, anexar os documentos necessários e, ao fim, confirmar a submissão da proposta.

O estudante de Administração Gabriel Vitoriano é presidente do Centro Acadêmico Jovens Administradores e Empreendedores (CAJAE), do curso de Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Processos Gerenciais. De acordo com ele, o cadastramento permite o protagonismo e reconhecimento das ações que estão acontecendo dentro da UFMS.

“A Universidade consegue ter uma visão panorâmica do que está acontecendo, então, consegue entender o tamanho da força estudantil, da atuação dos alunos em questões de representatividade, de assistência e institucionais. O cadastramento reconhece o uso daqueles já existentes e incentiva os acadêmicos a criarem outros também”, complementa Gabriel.

“O cadastramento é feito para que possamos trabalhar junto aos estudantes. Eles nos ajudam e nós ajudamos o CA. A partir disso, fica fácil divulgarmos um evento, uma atividade, uma ação. Então, como alguns CAs estavam com dificuldades de conseguir todos os documentos, simplificamos o processo”, ressalta o pró-reitor.

Mais informações estão disponíveis no edital abaixo. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail sefi.proaes@ufms.br.

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Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)

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