Brinquedotecas seguem com inscrições abertas na Cidade Universitária e câmpus

As brinquedotecas da UFMS seguem com vagas abertas para filhos de servidores, colaboradores terceirizados e estudantes. As inscrições em fluxo contínuo vão até dia 20 de outubro e podem ser realizadas por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Há vagas disponíveis na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Três Lagoas, Ponta Porã e do Pantanal. 

Os espaços contam com apoio de estudantes, que atuam como monitores e desenvolvem atividades lúdicas como jogos, leituras e brincadeiras dirigidas. Além de colaborar para a formação profissional dos estudantes, as brinquedotecas também oferecem apoio a pais e mães para que consigam realizar atividades acadêmicas e profissionais. 

Na Cidade Universitária e no Câmpus do Pantanal, as brinquedotecas atendem crianças de 2 a 10 anos. Em Ponta Porã e Aquidauana, os espaços recebem crianças de 4 a 10 anos. Já no Câmpus de Três Lagoas, a brinquedoteca promove atividades para a faixa etária de 5 a 10 anos. Informações específicas sobre as brinquedotecas de cada câmpus podem ser acessadas nos editais

“O Programa Sou Mulher convida todas as mães, pais e responsáveis da comunidade universitária a inscreverem seus filhos nas brinquedotecas da UFMS. Não percam essa oportunidade de proporcionar um desenvolvimento integral para seus filhos, enquanto você pode se dedicar com tranquilidade às suas atividades”, reforça a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e coordenadora do Programa Sou Mulher, Luciana Contrera. 

A diretora pontua que os espaços oferecem um ambiente lúdico e seguro para as crianças brincarem, aprenderem e se desenvolverem. “Mais do que um local de recreação, as brinquedotecas são verdadeiros refúgios de aprendizado e alegria. As crianças têm à sua disposição uma variedade de brinquedos e atividades que estimulam o desenvolvimento emocional, social e intelectual. Além disso, o ambiente é cuidadosamente preparado para promover a criatividade, a interação e o respeito entre as crianças”.

“Através das atividades lúdicas, elas desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas de forma natural e prazerosa. As brinquedotecas estimulam a criatividade, a autonomia e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que proporcionam momentos de alegria e diversão. É um ambiente onde a criança pode ser ela mesma, explorando e descobrindo o mundo ao seu redor de maneira segura e acolhedora”, completa.

A diretora também destaca a importância das brinquedotecas para a formação de estudantes de licenciatura e bacharelado. “Sob a supervisão de servidores docentes e técnicos capacitados, as brinquedotecas também oferecem aos estudantes da UFMS oportunidades para o aperfeiçoamento de suas habilidades técnico-científicas, servindo como um laboratório de ensino e também para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação. Eles têm a oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala de aula, desenvolver pesquisas e participar de projetos de extensão, fortalecendo sua formação acadêmica e profissional”.

Ainda de acordo com a diretora, as brinquedotecas representam um recurso valioso para toda a comunidade universitária. “Elas oferecem um espaço seguro e estimulante onde as crianças podem permanecer enquanto seus pais estudam ou trabalham, contribuindo para a tranquilidade e o bem-estar dos servidores, estudantes e colaboradores terceirizados”, finaliza.

Texto: Alíria Aristides 

Fotos: Arquivo da Agecom