Brincar na educação é tema de conferência nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 9, às 18h (horário de MS), será realizada conferência sobre O brincar na educação nos tempos atuais. O evento integra a programação de agosto da Reunião Aberta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – UFMS.

Para falar sobre o tema foi convidada a professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Tizuko Morchida Kishimoto. Ela é coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos e do Museu de Educação e do Brinquedo (MEB, FE/USP).

A coordenadora do Pibid-UFMS Stella Sanches explica que a programação da Reunião Aberta começou em maio e deve se estender até dezembro. “Com esse projeto buscamos um intercâmbio com os programas realizados em outras instituições e também despertar nos acadêmicos de licenciatura maior interesse pelos cursos, pela prática docente, pela realidade da educação básica brasileira, por isso é aberto e se pauta na variedade de comunicações para divulgar e mostrar o que temos feito e conhecermos trabalhos de outras instituições”, destaca.

Desde maio, já foram realizadas sete atividades. Neste mês, deve ser realizada, ainda, uma mesa de debates para discutir experiências com o Pibid remoto de Ciências e Física, com a participação do estudantes de Física do Instituto Federal de São Paulo (Caraguatatuba) Alex Lino e de Biologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Dourados) Mirian Xavier. A mesa está agendada para às 15h (horário de MS) e o link deve ser divulgado em breve no site.

Segundo a professora do Câmpus Pantanal, Patrícia Teixeira Tavano, até dezembro devem ser confirmadas as demais ações. “Ao longo dos próximos meses serão agendadas mesas de discussão, relatos nos quais os professores e estudantes trarão suas experiências e, ainda, oficinas práticas”, comenta. Ela destaca também que todas atividades terão emissão de certificado de participação.

Toda a programação poderá ser acompanhada no canal do Pibid no Youtube. Mais informações sobre o Pibid UFMS podem ser obtidas em pibid.ufms.br

Texto: Vanessa Amin